27 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

27 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Xantelasma: o que é a condição que fez homem ‘vazar’ colesterol pelas mãos após dieta rica em gordura

Homem nos Estados Unidos contou que estava fazendo dieta carnívora, com vários quilos de produtos com gordura de origem animal. Nível de colesterol do paciente era cinco vezes mais alto que o limite.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
03/02/2025 - 12:05
Nódulos só podem ser retirados com cirurgia — Foto: Divulgação/JAMA

Nódulos só podem ser retirados com cirurgia — Foto: Divulgação/JAMA

Manda no zap!CompartilharTuitar

Um homem que passou meses fazendo uma dieta baseada em produtos de origem animal, com vários quilos de queijo e tabletes inteiros de manteiga, acabou desenvolvendo vários nódulos amarelos nas mãos, cotovelos e pés. Os médicos explicam que a condição se chama xantelasma e acontece quando a quantidade de colesterol e gordura é tanta que se acumula na pele.

O caso foi publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA), um dos mais renomados do mundo. O xantelasma não é tão incomum, mas geralmente aparece na região dos olhos de quem tem altos índices de colesterol. No caso dele, no entanto, os nódulos estavam nas palmas das mãos, pés e cotovelos e em grande volume.

O que é xantelasma?
O xantelasma é um pequeno depósito de gordura e colesterol que se forma logo abaixo da superfície da pele. Ou seja, ele surge quando os níveis estão altos e acabam ‘vazando’ e formando as bolsas.

Essa condição é incomum?
Segundo os especialistas, a condição não é incomum. Pessoas com altos índices de colesterol podem desenvolver esse quadro. No entanto, os nódulos costumam ser poucos, pequenos e aparecem, geralmente, na região dos olhos.

O caso do paciente que viu os nódulos surgirem nas mãos, pés e cotovelos é extremamente raro. Segundo os médicos, isso aconteceu com ele por ter seguido, durante oito meses, uma dieta baseada em produtos de origem animal, com muita gordura sendo consumida diariamente. Os exames do homem mostraram um índice de colesterol até cinco vezes mais alto que o normal.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Qual é o tratamento?
Segundo os médicos, os nódulos são indolores, e o principal tratamento é o controle dos níveis altos de colesterol no sangue.

No entanto, eles não desaparecem com a melhora do quadro e precisam ser retirados de forma cirúrgica ou com procedimentos menos invasivos, como o uso de ácidos e lasers. Se os nódulos forem grandes ou ocuparem uma área extensa, a remoção pode gerar cicatrizes.

Qual é o risco à saúde do alto nível de colesterol?
O colesterol é uma gordura que todos nós temos no corpo. Quando em níveis altos, ele pode agredir as artérias – que são os vasos que transportam sangue do coração para os diferentes tecidos. Ele faz com que se formem placas de gordura que obstruem e agridem as paredes desses ‘caminhos’, levando a problemas como AVC e infarto.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 40% da população brasileira tem índices altos, e isso não ocorre apenas em adultos. Uma pesquisa recente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta que uma em cada quatro crianças e adolescentes está com colesterol alto no Brasil.

O colesterol está ligado às principais causas de morte no país, e os médicos alertam que ele não pode ser negligenciado, reforçando que essa não é uma condição exclusiva de pacientes com obesidade.

“São milhares de mortes causadas por doenças relacionadas ao colesterol alto. No país, infarto e AVC são as principais causas de morte, por exemplo. As pessoas não podem negligenciar”, explica Kalil.

Por: G1 Saúde

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Conif abre seleção para bolsas de mestrado na Espanha com inscrições até 6 de fevereiro

Próxima Notícia

Concurso do TJ-RO: mais de 14 mil pessoas não fizeram a prova

Mais Notícias

Fachada da Ypê  • Reprodução/Redes Sociais
7º guia gazeta

Anvisa manda recolher lotes de sabão Ypê após contaminação bacteriana

27/11/2025
Incêndio em conjunto de arranha-céus deixa quase 300 pessoas desaparecidas em Hong Kong; número de mortos ultrapassa 40 — Foto: Reprodução/TV Globo
7º guia gazeta

Incêndio em conjunto de arranha-céus deixa quase 300 pessoas desaparecidas em Hong Kong; número de mortos ultrapassa 40

27/11/2025
Getty Images
7º guia gazeta

Adolescência até os 30 anos e as quatro outras fases do cérebro durante a vida, segundo novo estudo

26/11/2025
Carlos Bolsonaro e Flávio Bolsonaro, filhos do presidente Jair Bolsonaro — Foto: Câmara do Rio; Jefferson Rudy/Agência Senado
7º guia gazeta

Bolsonaro recebe visita dos filhos nesta terça na Superintendência da PF

25/11/2025
'Dark Horse' está previsto para ser lançado em 2026 - (crédito: Alan Santos/PR)
7º guia gazeta

Astro de Hollywood fará papel de Bolsonaro na campanha de 2018

24/11/2025
Foto: Naeblys/ Getty Images
7º guia gazeta

Atmosferas de exoplanetas são a próxima pista de vida extraterrestre

24/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Concurso do TJ-RO: mais de 14 mil pessoas não fizeram a prova

Concurso do TJ-RO: mais de 14 mil pessoas não fizeram a prova

Foto: Reprodução Instagram

Roberto Duarte diz que vitória de Hugo Motta é positiva para seu mandato e para o Acre

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre