Para aprimorar as técnicas dos seus agentes, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), prepara o encaminhamento de 66 profissionais para um curso ministrado pela unidade de polícia norte-americana Special Weapons And Tactics (SWAT), que na tradução literal significa Armas e Táticas Especiais, na Flórida, nos Estados Unidos.
Os vistos de entrada dos profissionais já foram concedidos e as turmas devem embarcar em março para a Flórida. A capacitação, que será realizada no Instituto de Segurança Pública da Lake Technical College, em Orlando, contemplará, em duas turmas, operadores das polícias Civil, Militar e Penal e bombeiros militares. Idealizado pela Sejusp, o projeto foi aprovado pela Procuradoria-Geral do Estado e financiado por emendas parlamentares no valor de mais de R$ 2 milhões.
“Estamos diante de uma oportunidade ímpar, que permitirá a nossos agentes de segurança adquirir conhecimentos e habilidades essenciais. Esse treinamento nos Estados Unidos representa um avanço significativo na capacitação profissional, que certamente refletirá em um atendimento mais qualificado e eficaz à nossa comunidade”, destaca o secretário de Segurança, coronel José Américo Gaia.
O treinamento terá duração de 60 horas e será dividido em aulas teóricas e práticas, com disciplinas de técnicas de tiro em progressão a pé e veicular, entradas táticas, gerenciamento de crises, negociação com reféns, local de crime e investigações preliminares e combate ao narcotráfico.
O treinamento incluirá visitas técnicas a unidades de instituições especializadas nas áreas de justiça e segurança pública, como agências policiais, fórum criminal, presídio urbano e centro de comando e controle.
Por: Agência de Notícias do Acre