Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Com aumento de casos de dengue, Prefeitura de Cruzeiro do Sul decreta situação de emergência de saúde

Com aumento de casos de dengue, Prefeitura de Cruzeiro do Sul decreta situação de emergência de saúde

Foto: Assessoria

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, assinou, nesta quarta-feira, 5, o decreto que estabelece situação de emergência de saúde pública no município. A medida foi tomada com base em um parecer técnico da Secretaria Municipal de Saúde, que aponta alerta máximo devido ao crescimento expressivo das notificações da doença entre 2024 e 2025.

Cruzeiro do Sul apresentou um aumento significativo no número de casos em janeiro de 2025. Neste ano, foram computados aproximadamente 1,5 mil casos de dengue; em 2024, o número foi de 143, o que representa um aumento de 10 vezes mais nas notificações.

De acordo com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, o cenário já caracteriza uma epidemia, exigindo ações emergenciais para conter a disseminação do vírus e garantir atendimento adequado à população. Além disso, o decreto autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias à contenção da epidemia, em especial, a aquisição pública de insumos e materiais e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial, respeitada a legislação em vigor.

Segundo Zequinha, a situação de emergência foi decretada para que o município possa buscar, através do governo federal, melhores condições para atender a população. “Em 2024, nós tivemos uma diminuição de mais de 50% dos casos de dengue. Só que agora percebemos um aumento de forma acelerada. Desde dezembro e agora, no mês de janeiro, nós intensificamos esse trabalho do Departamento de Limpeza, da Secretaria de Obra, feito um trabalho em conjunto com a Secretaria de Saúde, e identificamos os maiores pontos de incidência”, explicou.

Em Cruzeiro, os bairros mais afetados são o Cruzeirão, Remanso, Telegrafo e Miritizal, de modo que, nestas e em outras localidades, a prefeitura tem intensificado as ações nas UBS, com funcionamento na zona urbana até mesmo em feriados das 07h às 19h, na zona rural, até as 13h. Outra medida é a realização do mutirão de limpeza, com mais de 40 homens e máquinas trabalhando em bairros como Remanso, Avenida Coronel Mancio Lima, além de agentes de endemias que realizam visitas domiciliares. O prefeito afirma que o município está fazendo coleta de material, identificação e eliminação de criadouros do mosquito e do mosquito em  toda a cidade.
Sair da versão mobile