Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prazo de pagamento do IPVA para veículos com placa de final 3 e 4 vai até sexta, 28

Prazo de pagamento do IPVA para veículos com placa de final 3 e 4 vai até sexta, 28

Foto: Arquivo/Secom

O prazo para o pagamento da cota única ou da primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), referente ao exercício de 2025, para automóveis com placas terminadas em 3 e 4, estende-se até sexta-feira, 28, em todo o Acre.

Além disso, os proprietários de veículos com o documento de identificação finalizado em 1 e 2 que optaram pelo parcelamento também têm até o próximo dia 28 para quitar a segunda cota.

O IPVA é um tributo anual obrigatório para donos de veículos no Brasil e garante a regularização do automóvel perante as autoridades. O pagamento é essencial para a obtenção do licenciamento anual, documento indispensável para a circulação legal do meio de transporte.

Segundo a Portaria nº 683/2024, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 3 de dezembro, os contribuintes podem optar pelo pagamento em cota única ou parcelado em até três vezes, conforme o final da placa.

De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Clóvis Gomes, o valor arrecadado é destinado aos cofres estaduais e municipais, sendo utilizado para melhorias nos serviços públicos. “Pagar o imposto é uma obrigação de todo proprietário de veículo. Caso não quite o débito até o vencimento, ficará inadimplente com o Estado”, destacou.

Vale ressaltar que a segunda e a terceira parcelas vencem nos dias 31 de março e 30 de abril, respectivamente, para veículos com placas terminadas em 3 e 4.

Para efetuar o pagamento, o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) deve ser emitido pelo proprietário no site www.detran.ac.gov.br ou retirado nos postos fiscais do IPVA, localizados nas dependências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) e nas agências da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) em cada município. Os débitos também podem ser consultados por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Confira abaixo o calendário de vencimento do IPVA 2025

Prazo de pagamento do IPVA para veículos com placa de final 3 e 4 vai até sexta, 28
Imagem: Ascom/Sefaz
Sair da versão mobile