Com o apoio do governo do Acre, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de fomento à cultura, e da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), a Central de Slam Acre promove a 12ª edição do projeto “Poesia que Escurece”, iniciativa que já formou mais de mil alunos no estado.
Nos dias 20 e 21 de fevereiro, 30 jovens poetas do Acre participarão de oficinas de escrita criativa, poesia falada e produção de zines, explorando a poesia como ferramenta de expressão e resistência.
O projeto tem como objetivo incentivar a produção literária e fortalecer a identidade cultural da juventude periférica, utilizando a metodologia da “escrevivência”, conceito criado pela escritora Conceição Evaristo. Essa abordagem valoriza a experiência de vida dos participantes como matéria-prima para a escrita, promovendo um ensino não formal que trabalha temas sociais como raça, classe, gênero, justiça climática e acessibilidade.
Integrado às ações da Central de Slam Acre, coletivo que fomenta a poesia falada no estado, o “Poesia que Escurece” é direcionado a jovens de 15 a 25 anos e busca estimular a criatividade, o pensamento crítico e a construção da autoestima por meio da arte da palavra.
Além das oficinas de escrita e performance, os participantes terão contato com elementos da cultura do slam, movimento que transforma a poesia em um ato performático e acessível.
“A Central de Slam tem um trabalho de quase 8 anos no Acre. O projeto tem sido um espaço seguro para pessoas expressarem suas vivências usando a escrita criativa. Tudo isso é graças à união do coletivo, que tem um objetivo de levar acesso à arte por meio da educação popular”, destaca Natielly Castro, coordenadora da Central de Slam Acre.
Como palestrante, Natielly afirma que a formação representa um espaço essencial de troca e valorização de narrativas periféricas. “A poesia é um meio de expressar nossas experiências, sentimentos e construções de mundo. As oficinas oferecem discussões sobre identidade racial, regional e socioeconômica, destacando potências criativas marginalizadas. É uma forma de esperançar a juventude e fortalecer a autoestima”, conclui.
Encerramento com campeonato estadual de poesia falada
Como culminância da formação, os participantes se apresentarão no Campeonato Estadual de Poesia Falada, Slam, que ocorrerá no dia 23 de fevereiro, no Casarão, localizado na Avenida Brasil, nº 310, centro de Rio Branco.

O evento é aberto ao público, e pretende dar visibilidade ao talento dos jovens poetas, proporcionando um espaço de troca e valorização da arte periférica.
Serviço
Oficinas de Escrita Criativa
Datas: 20 e 21 de fevereiro (oficinas)
Local: Instituto Federal do Acre (Ifac), Av. Brasil, nº 920, bairro Xavier Maia.
Horário: 8h às 17h
Campeonato Estadual de Slam
Datas: 23 de fevereiro (campeonato estadual)
Local: O Casarão, localizado na Avenida Brasil, nº 310, Centro de Rio Branco.
Horário: 18h às 22h
Por: Agência de Notícias do Acre