O Acre permanece sob alerta de tempestade, conforme avisos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quinta-feira, 13. O órgão divulgou dois níveis de alerta: amarelo e laranja, indicando diferentes graus de severidade e riscos potenciais para o estado.
O alerta amarelo, de perigo potencial, vale para todo o território acreano e prevê chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h.
O risco de quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é considerado baixo. Esse segue válido até as 11h de sexta-feira, 14.
Já o alerta laranja, que indica perigo, foi emitido para 11 cidades acreanas e prevê condições climáticas mais severas, com chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm ao longo do dia.
Os ventos podem variar entre 60 e 100 km/h, aumentando o risco de cortes de energia elétrica, quedas de árvores e alagamentos. Esse aviso entrou em vigor às 10h18 e também segue até as 11h desta sexta-feira.
Os municípios sob alerta laranja são:
- Cruzeiro do Sul
- Feijó
- Jordão
- Mâncio Lima
- Manoel Urbano
- Marechal Thaumaturgo
- Porto Walter
- Rodrigues Alves
- Santa Rosa do Purus
- Sena Madureira
- Tarauacá
Diante das condições adversas, o Inmet orienta a população a evitar se abrigar debaixo de árvores e a não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de rajadas de vento, aparelhos elétricos devem ser desligados da tomada, e o quadro geral de energia deve ser desativado, se possível.
Para mais informações e emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.