José de Nazaré da Silva Lima, de 52 anos, foi morto a facadas na manhã deste sábado, 1º, após invadir uma residência na Travessa Curió, no bairro Distrito Industrial, setor C, em Rio Branco. O proprietário da casa reagiu e desferiu os golpes, alegando legítima defesa.
De acordo com a polícia, José, morador do bairro da Glória, havia comprado carne e temperos por volta das 7h na região da Baixada da Sobral. Pouco depois, teria sofrido um surto psicótico, possivelmente sob efeito de entorpecentes. Ele percorreu cerca de 15 km de bicicleta até chegar ao bairro Distrito Industrial, onde invadiu a residência de uma família evangélica.
Ao perceber o invasor, o proprietário ordenou que ele saísse, mas foi atacado. O filho do morador tentou intervir e também foi agredido. Diante da situação, o dono da casa pegou uma faca e desferiu vários golpes contra José, que morreu no local.
Vizinhos acionaram a polícia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado. No entanto, os paramédicos constataram que José já estava sem vida.
Policiais do 1º Batalhão isolaram a área para o trabalho da perícia. Após os exames iniciais, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
O caso está sob investigação da Equipe de Pronto Emprego (EPE) e será conduzido pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).