A jovem acreana Isabela Jucá Portela, de apenas 17 anos, conquistou o primeiro lugar no curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) após uma jornada de estudos rigorosa e dedicação incansável. Natural de Rio Branco, Isabela sempre soube que a medicina era o seu sonho, e, com esforço e disciplina, ela agora se prepara para embarcar na realização desse grande objetivo. Ela alcançou pontuação 912,6, segundo lista publicada pela Ufac nesta terça-feira, 18. A universidade informou À GAZETA que esta é a maior nota registrada na instituição desde a implementação do bônus regional.
Em fevereiro de 2024, no início de seu terceiro ano do ensino médio, Isabela começou a intensificar sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ela conta que conciliou o ensino médio com um cursinho online. Sua rotina diária de estudos ultrapassava 10 horas.
“Eu montava meu próprio cronograma. Estudava de manhã e à tarde, mais ou menos cinco, seis horas. Tinha dias que eu passava das 10 ou 12 horas de estudo”, contou a jovem. Nas semanas finais, Isabela se dedicou exclusivamente ao Enem, fazendo simulados tanto na escola quanto em casa.

Ao longo de sua trajetória, Isabela conta que foi inspirada por familiares médicos e por uma paixão desde a infância pela área da saúde.
“Eu sempre soube que queria Medicina, desde criança. E com o tempo, essa certeza foi só aumentando”, destacou. Seu empenho foi recompensado, mas a conquista do primeiro lugar no processo seletivo da Ufac foi uma surpresa. “Foi um choque porque eu não fazia ideia de que era possível. Para mim, era algo muito fora de realidade”, admitiu. “Eu já tinha passado na UFPB, em 58º lugar, e nunca imaginei que ficaria em primeiro lugar aqui.”
O processo seletivo da Ufac oferece 80 vagas para o curso de Medicina. Este ano, a universidade decidiu retirar o curso de Medicina do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para preservar o bônus regional, que concede 15% de aumento na média final de estudantes que completaram o Ensino Médio no Acre ou em regiões vizinhas. A medida visa garantir a maior participação de candidatos locais e da região Norte.

Isabela relatou ainda que é grata pelo apoio da família ao longo de sua caminhada. “Meus pais sempre acreditaram em mim. Eles nunca me pressionaram, sempre me deixaram estudar no meu tempo e isso foi essencial para minha motivação”, afirmou.
A mãe de Isabela, Elayne Vanessa Lima Jucá Portela, também compartilhou sua emoção pela conquista da filha. “Hoje é um dia de imensa alegria e orgulho. Que honra poder testemunhar a dedicação, esforço e garra dela sendo recompensados de forma tão brilhante.”
Agora, com a aprovação garantida, Isabela almeja continuar com a mesma disciplina que a trouxe até aqui. “Eu quero honrar minha aprovação, seguir com o mesmo foco, e me tornar uma profissional de excelência”, afirmou. Ela ainda não sabe exatamente qual área da medicina deseja seguir, mas já tem algumas preferências, como cirurgia ou emergência, áreas que sempre a fascinaram.