O nível do Rio Acre em Rio Branco subiu para 11,81 metros na manhã desta quinta-feira, 27, conforme boletim da Defesa Civil Municipal. Na quarta-feira, 26, o manancial estava com 11,63 metros, registrando um aumento de 18 centímetros em 24 horas.
Apesar da elevação, o rio segue abaixo da cota de alerta, que é de 13,50 metros, e da cota de transbordo, estabelecida em 14 metros. No mesmo período, a capital registrou 6,75 milímetros de chuva.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, informou que os atendimentos às vítimas de enxurrada continuam, com a entrega de kits de limpeza às famílias afetadas. Na quarta-feira, 26, equipes do órgão realizaram vistorias em cinco residências no Bairro da Paz, às margens do Igarapé Batista. As famílias haviam sido retiradas de suas casas e alojadas temporariamente na Escola Municipal Anice Dib Jatene, no bairro Manoel Julião.
Segundo Falcão, a previsão é que o retorno dessas famílias para suas residências ocorra ainda nesta quinta-feira, 27. “Após cumprir com os protocolos de segurança, podemos fazer o retorno seguro dessas famílias”, afirmou.