A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) emitiu uma nota oficial, neste sábado, 15, esclarecendo o incidente ocorrido na tarde desta sexta-feira, 14, envolvendo um ônibus articulado da linha do Calafate, que sofreu um incêndio enquanto estava no ponto final da linha, por volta das 14h30.
De acordo com a nota, assim que o fato foi registrado por meio de redes sociais e grupos de WhatsApp, os diretores de Transportes e Trânsito da RBTrans se dirigiram ao local para avaliar a situação. No ponto final da linha, o veículo já havia sido danificado pelo fogo, mas as chamas foram controladas pelo motorista, que usou o extintor do ônibus antes de acionar o Corpo de Bombeiros. A equipe de bombeiros chegou rapidamente e finalizou o combate ao incêndio.
O incidente causou danos significativos à parte traseira do ônibus e ao motor, mas felizmente não houve vítimas. O responsável pela empresa de transporte, acompanhado de um mecânico, esteve no local e informou que o incêndio teve origem no motor, mas a causa precisa só será determinada após a realização de uma perícia técnica, cujo laudo deve ser divulgado na próxima semana.
Para minimizar o impacto no transporte público, a RBTrans providenciou a substituição imediata do ônibus danificado e garantiu a continuidade da operação sem maiores prejuízos à população. O veículo afetado foi guinchado até a garagem da empresa para análise e reparo.
Leia a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO – RBTRANS
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – RBTRANS vem a público esclarecer sobre o incidente ocorrido na tarde desta sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025, por volta das 14h30, envolvendo um ônibus articulado, prefixo 1751, da linha do Calafate.
Assim que tomamos conhecimento do fato por meio de grupos de WhatsApp e redes sociais, os Diretores de Transportes e Trânsito, Sr. Ney Barboza de Oliveira e Jairo Cavalcante, dirigiram-se ao local para averiguação. No local, no ponto final da linha do Calafate, constataram que o veículo já se encontrava com avarias causadas pelo incêndio, mas sem chamas, visto que o motorista, após tentar conter o fogo com o extintor do ônibus, acionou imediatamente o Corpo de Bombeiros, que chegou prontamente e extinguiu o incêndio.
O incidente resultou na destruição da parte traseira do ônibus e do motor. O encarregado da empresa, que também esteve presente acompanhado por um mecânico, informou que o fogo teve origem no motor do veículo, mas a causa exata do incidente só poderá ser confirmada após perícia técnica, cujo resultado está previsto para ser divulgado na próxima semana.
Diante da situação, o ônibus foi guinchado até a garagem da empresa, e, para minimizar impactos na operação do transporte coletivo, a RBTRANS providenciou a substituição imediata do veículo, garantindo o cumprimento da ordem de serviço.
A RBTRANS reitera seu compromisso com a segurança e qualidade do transporte público e seguirá acompanhando de perto a apuração dos fatos.
Rio Branco – AC, 14 de fevereiro de 2025.
Clendes Vilas Boas
Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – RBTRANS