Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco registra as menores temperaturas entre as capitais do Brasil pela segunda vez na semana

Rio Branco registra as menores temperaturas entre as capitais do Brasil pela segunda vez na semana

Foto: Juan Vicent Diaz

Rio Branco voltou a ser a capital mais fria do Brasil nesta quinta-feira, 13, segundo o pesquisador meteorológico Davi Friale. Pela segunda vez na semana, a cidade registrou a menor temperatura máxima entre todas as capitais do país. De acordo com dados do aeroporto da cidade, a maior temperatura do dia foi de apenas 26,1ºC.

O fenômeno chamou ainda mais atenção porque, no horário mais quente do dia, por volta das 14h, os termômetros marcavam apenas 23,0ºC, enquanto todas as outras capitais brasileiras, inclusive as do Sul, registravam temperaturas acima dos 30ºC.

Na terça-feira, 11, Rio Branco já havia aparecido no topo da lista das capitais mais frias, empatando com Brasília, ambas com máxima de 26,3ºC. Enquanto isso, Porto Alegre e Rio de Janeiro lideraram as marcas de calor ao longo da semana, com temperaturas superiores a 39ºC.

O recorde de calor do ano até agora, segundo Friale, foi registrado em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, que atingiu 41,3ºC na última terça-feira, 11. O pesquisador lembra que, historicamente, as maiores temperaturas do verão costumam ocorrer no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Sair da versão mobile