O vice-prefeito e secretário municipal de Educação de Rio Branco, Alysson Bestene, anunciou, nesta terça-feira, 18, que mais de 240 servidores aprovados nos concursos públicos de 2019 e 2024 serão convocados ainda este ano para atuar na área da Educação. A previsão é que a convocação ocorra após o Carnaval, com a inclusão de 172 servidores do concurso de 2019 e outros 69 do concurso de 2024.
Durante visita à Câmara Municipal, Bestene explicou que a convocação é parte do compromisso da gestão em substituir os contratos provisórios por servidores efetivos, buscando garantir a continuidade e a qualidade dos serviços prestados na educação municipal.
“O prefeitão Tião Bocalom, na sua sensibilidade, junto com toda a equipe, prorrogou o concurso de 2019 na gestão anterior e, ao mesmo tempo, realizou o concurso de 2024. Estamos agora exaurindo a mão de obra provisória, substituindo-a por efetivos, para que possamos iniciar o ano letivo com todos os profissionais adequados às suas funções”, destacou o vice-prefeito.
Bestene também abordou a transição interna na Secretaria de Educação, mencionando que o secretário adjunto, Paulo Machado, continua na gestão durante o processo de transição, mas deverá ser realocado para outra pasta, conforme decisão do prefeito Tião Bocalom.
“O Paulo continua conosco nesse processo de transição dentro da Secretaria de Educação. O prefeito vai tomar a decisão sobre sua nova função dentro da administração, mas, a princípio, a estrutura da Educação está sendo reorganizada para dar continuidade ao trabalho que já vem sendo feito”, explicou Bestene.
O secretário municipal de Educação ainda aproveitou a oportunidade para ressaltar os avanços que a gestão tem conquistado na área da Educação, como o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Municipal (IDEM), que colocou o município em segundo lugar no ranking nacional.
“O prefeito Bocalom, com o apoio de todos nós, tem investido constantemente na melhoria da educação, com ações que envolvem desde a merenda escolar até a distribuição de tablets para os alunos, além de novos projetos, como os laboratórios que serão anunciados em breve”, afirmou.
Por fim, Bestene comentou sobre a situação dos acessos às escolas, especialmente nas áreas rurais, devido às dificuldades enfrentadas no período de inverno. Ele afirmou que a Secretaria de Educação está trabalhando em parceria com outras pastas, como a Secretaria de Agricultura, para resolver os pontos críticos de tráfego. “Estamos focados na resolução dos problemas de acesso aos locais mais afastados, para garantir que os ônibus escolares possam circular com segurança”, concluiu.
Ver essa foto no Instagram