Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 8 de março de 2025, o escritor e imortal da Academia Acreana de Letras, José do Carmo Carile, lança sua quinta obra literária, intitulada ‘Deixei meu coração falar por mim’. O evento acontecerá no Auditório do Museu dos Povos Acreanos, a partir das 15h, e promete ser uma tarde de celebração da poesia e da trajetória do autor, cuja escrita toca profundamente as emoções humanas.
Com essa nova publicação, Carile presta uma homenagem especial aos seus leitores, amantes da poesia, que o acompanham ao longo dos anos, como explicita em suas palavras, “Vocês já são parte da minha vida”. A obra traz uma narrativa poética que atravessa sentimentos e reflexões sobre a solidão, a saudade e a felicidade, elementos que moldaram sua experiência e sua relação com a escrita.
No livro, o autor compartilha como, desde a infância e juventude, encontrou refúgio na poesia, descrevendo-a como uma companheira constante. Ele personifica emoções, transformando-as em personagens que marcaram sua jornada: a dona Solidão, a senhora Saudade e a senhora Felicidade, cada uma delas contribuindo para sua formação como poeta e ser humano.
A poesia, segundo Carile, é uma relação de amor que atravessa o tempo. “Depois de todos esses anos casado com a minha querida poesia, o maior amor de minha vida, que é parceira, confidente e, por que não dizer, exigente também…”, revela o escritor ao descrever sua conexão com as palavras e versos que compõem sua trajetória.
O evento promete reunir amigos, admiradores e entusiastas da literatura para uma tarde especial de celebração à poesia e à arte de José do Carmo Carile. Além de autógrafos e apresentação do livro, o evento será um convite à reflexão sobre os sentimentos que nos moldam e que são tão belamente expressos nas páginas desta obra.
Com um estilo singular e tocante, Carile reafirma seu lugar na literatura acreana, consolidando sua presença como um dos grandes nomes da poesia do estado. “deixei meu coração falar por mim” não é apenas um livro, mas um testemunho do poder das palavras e da beleza da poesia em traduzir a essência humana.
Sobre o escritor – José do Carmo Carile é um renomado poeta e escritor acreano, membro efetivo da Academia Acreana de Letras (AAL) e da Academia dos Poetas Acreanos (APA). Com uma trajetória literária marcada pela valorização da poesia e da cultura regional, ocupa a cadeira 30 da APA desde 2012 e a cadeira 29 da AAL desde 2017.
Ao longo de sua carreira, participou de inúmeros eventos literários, oficinas e lançamentos de livros, além de contribuir para a formação cultural no estado do Acre.
Entre suas principais obras estão “Segredos do Coração” (2015), “Alma de Mulher” (2017), “Lamento por Detrás dos Muros” (2018) e “Corpo Nu” (2022), todas destacando sua sensibilidade poética e a profundidade de seus versos. Carile também desempenhou funções importantes no meio acadêmico e cultural, como vice-presidente da APA (2015-2017) e conselheiro de cultura no biênio 2020-2022.
Reconhecido por sua dedicação à literatura, recebeu o Diploma de Mérito Acadêmico da AAL em 2019 e foi um dos fundadores da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado do Acre (FALAC). Atualmente, atua como Diretor de Biblioteca da AAL e segue fomentando a cultura, atendendo turistas, alunos e visitantes no Museu dos Povos Acreanos.
Seu mais novo livro, “Deixei meu coração falar por mim”, reafirma sua paixão pela poesia e sua missão de transformar sentimentos em versos, compartilhando com os leitores o amor que nutre pela arte literária.
Financiadores – O livro “Deixei meu coração falar por mim” foi financiado com recursos oriundos de projeto cultural aprovado no Edital 06/2024 – Produção, Circulação e Intercâmbio da Política Nacional Aldir Blanc e gerido pelo Município de Rio Branco por meio da Fundação Garibaldi Brasil.