Teve início nesta sexta-feira, 21, o primeiro Festival Internacional da Castanha da Amazônia, em Epitaciolândia (AC), que celebra a força do agroextrativismo da região amazônica.
A cerimônia de abertura ocorreu às 18h, na Praça da Juventude, no bairro Aeroporto Velho, reunindo extrativistas, agricultores familiares, autoridades parceiras e a comunidade de municípios como Brasileia, Xapuri, Assis Brasil e Rio Branco, além da Bolívia e do Peru.
Com uma programação que une tradição e inovação, o evento celebra o agroextrativismo cooperativo, destacando a importância da economia sustentável para a geração de renda e a conservação da floresta, assim como o intercâmbio de saberes e a valorização da sociobiodiversidade amazônica.

O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, expressou sua satisfação de sediar o primeiro FIC e ver o resultado de todo o planejamento do evento. “O nosso município recebe com grande alegria a primeira edição do Festival Internacional da Castanha. É um momento de celebração para nossa cidade e para toda a região, estamos reunindo produtores, extrativistas, agricultores familiares e parceiros do Peru e Bolívia para valorizar o trabalho e a produção da nossa região”, afirmou.
Durante a cerimônia, o presidente da Cooperacre, José Rodrigues de Araújo, enfatizou a intenção de expandir futuras edições do festival para todos os municípios do Alto Acre, fortalecendo a economia regional e promovendo o desenvolvimento sustentável.

“É com muita alegria que estamos realizando o primeiro Festival Internacional da Castanha da Amazônia. O nosso objetivo é achar o caminho de melhoria de qualidade de vida para os extrativistas, as pessoas que cuidam da floresta. Essa é a primeira de muitas edições, pretendemos levar o FIC para todos os municípios do Alto Acre”, disse.
O evento segue sua programação neste sábado, 22, com a realização do seminário sobre Agroextrativismo Cooperativo e Bioeconomia, apresentações culturais e concurso que elegerá a maior e menor castanha, maior e menor ouriço, melhor poesia e melhor música, com premiações em dinheiro.

Durante os dois últimos dias de evento, o público poderá conhecer um amplo portfólio de produtos e serviços compatíveis com a floresta em pé, além de desfrutar de atrações culturais, como gastronomia, artesanato, música e arte.
O Festival Internacional da Castanha da Amazônia foi idealizado pela Rede Cooperacre e Coopaeb e conta com diversos parceiros.
Fonte: Assessoria