A Tribuna Popular da Câmara dos Vereadores de Rio Branco recebeu, na manhã desta quinta-feira, 27, um morador do bairro João Paulo, na Baixada da Sobral, que desabafou sobre os constantes alagamentos que a região sofre durante o período chuvoso.
Osmarildo Nogueira pediu ajuda aos parlamentares para intercederem, junto à prefeitura e ao governo do estado, para que encontrem uma solução definitiva ao problema. Segundo o trabalhador, há mais de 10 anos a comunidade sofre com as enxurradas.
📲 Participe do canal da GAZETA no WhatsApp
Ele acusa o Depasa de despejar lama e dejetos em um igarapé que corre na região, facilitando, assim, a ocorrência de alagamentos. No último fim de semana, dezenas de famílias da Baixada da Sobral tiveram suas casas inundadas pela água da forte chuva que caiu sobre Rio Branco.
“Parte desse problema é causada pelo poder público”, disparou o morador aos vereadores. “Todo ano é isso. Peço que vocês notifiquem o Depasa para que pare de jogar dejeto naquele igarapé e acionem a prefeitura para que faça uma grande limpeza na área. Precisamos de decisões que sejam definitivas, ao invés de serviços paliativos. Chega de discurso e de promessas. Queremos ações concretas que resolvam a nossa situação”, completa o morador, que se emocionou durante o discurso.
“Nossa casa é o nosso porto seguro e deveria nos passar essa sensação de segurança, mas não é isso o que tem ocorrido”, continua Osmarildo, que lamentou a perda dos móveis dos moradores da região para a água.
Seis bairros da Baixada da Sobral são atingidos, diretamente, pelo transbordamento do igarapé. O vereador Aiache (PP) afirmou que contatou o Saerb e recebeu a informação de que o Depasa despeja 10% dos dejetos diários no córrego.
Os vereadores chegaram a um consenso e irão montar uma frente parlamentar para acompanhar a situação e fiscalizar as ações do poder público de reparo no córrego e na drenagem da área. Outros bairros que sofrem com o mesmo problema também serão contemplados com a iniciativa dos parlamentares, que concordaram com a necessidade de uma política que resolva em definitivo o drama das famílias.
Ver essa foto no Instagram