Os moradores de Rio Branco têm até agosto deste ano para regularizar a instalação de boias em suas caixas d’água. A obrigatoriedade está prevista na Resolução nº 97 da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac), publicada em agosto de 2024, que determina o prazo de 12 meses para adequação.
O uso das boias tem como objetivo controlar o desperdício de água, que atualmente corresponde a 80% das perdas no sistema, segundo o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb).
Caso a instalação não seja feita dentro do prazo, os usuários estarão sujeitos a penalidades. Inicialmente, será feita uma orientação verbal com registro de data e hora. Em caso de reincidência, haverá notificação por escrito e aplicação de sanções previstas na Lei Municipal nº 1.575, de 2005.
A medida foi reforçada em uma reunião institucional entre representantes do Saerb e o presidente da Ageac, Luís Almir Brandão. O encontro teve como foco a fiscalização para garantir o cumprimento da norma e a busca por um equilíbrio financeiro mais eficiente, em conformidade com as metas do Marco Legal do Saneamento.