A 1ª edição da Mostra Norte Delas de Cinema, promovida pela Seiva Colab Amazônica, está com inscrições abertas até 15 de fevereiro para curtas e longas-metragens dirigidos por mulheres. O evento, que será realizado de 26 a 30 de março no Cine Teatro Recreio, em Rio Branco, visa destacar a produção cinematográfica feminina da Região Norte.
O evento está na fase de curadoria, buscando filmes finalizados entre 2021 e 2025, dirigidos por mulheres. As categorias se dividem entre curtas e longas-metragens de todos os gêneros. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail curadoria.mostranortedelas@gmail.com.
O evento contará com exibições de filmes, workshops, cursos e bate-papos online com realizadoras, promovendo a troca de experiências e fortalecendo a presença feminina no audiovisual. A mostra receberá produções de sete estados da Amazônia: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. As exibições serão gratuitas.
A diretora artística da Mostra, Isabelle Amsterdam, destaca o objetivo de promover a cultura feminina e os afetos das comunidades amazônicas.
“A Norte Delas de Cinema nasce com o desejo de ser mais do que um espaço de exibição. Um lugar de manifesto feminino. Ela busca promover, disseminar, evidenciar, valorizar a cultura das ‘mulheridades’ que permeia corpos, mentes, potências, histórias, trajetórias, afetos, amazônias criativas e fortalece os afetos das comunidades da nossa região”, afirmou.
O evento é uma iniciativa da Seiva Colab Amazônica, composta por Juliana Machado (Breu Filmes), Cecília Monteiro (Celestina), Isabelle Amsterdam (Palmácea Filmes) e Rose Farias (Banzeiro Filmes), e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Prefeitura de Rio Branco e da Fundação de Cultura e Esporte Garibaldi Brasil (FGB).