Cerca de 15 milhões de aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão poder sacar os benefícios mais cedo mês que vem. A medida foi determinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e busca evitar que pagamentos sejam afetados pelo carnaval.
Os primeiros benefícios começaram a ser pagos na última segunda-feira (24/2), para quem recebe até um salário-mínimo. As parcelas que estariam disponíveis a partir dos dias 10, 11 e 12 de março foram antecipadas para os dias 6 e 7. Assim, diz nota publicada pelo INSS, todos os 40,6 milhões de beneficiários vão ter recebido os pagamentos até a primeira semana do próximo mês.
De acordo com a Agência Brasil, a medida beneficia, portanto, aqueles cujo cartão tem números finais (sem o dígito verificador) 8, 9 ou 0, no caso de quem recebe um salário-mínimo; e, para quem recebe acima, os números de 3 a 0.
Segundo o portal, a decisão de Lula evita que o carnaval, oficialmente no dia 4 de março, afete o pagamento de aposentadorias e pensões, devido aos dias de feriado bancário.
Por: Correio Braziliense