O Supremo Tribunal Federal (STF) prevê para fim de março o julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de liderar uma tentativa de golpe no Brasil.
A Primeira Turma vai decidir se torna ou não o ex-presidente formalmente réu no processo, assim como os demais 33 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
No momento, a Corte aguarda as contestações das defesas em relação à acusação apresentada pelo procurador-geral, Paulo Gonet. Esse prazo vence entre 6 e 7 de março.
As contestações serão encaminhadas a Gonet para que ele próprio possa responder, em até cinco dias. Em seguida, o relator, ministro Alexandre de Moraes, deve liberar o caso para julgamento.
A data será definida pelo ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma. Fontes da Corte afirmam que ele está alinhado a Moraes e não deve “segurar” o agendamento da sessão.
Com o julgamento da denúncia ainda em março, o STF aumenta a chance de que a análise de mérito (condenação ou absolvição) seja concluída até o fim do ano.
Esse cenário é considerado ideal tanto pelo Supremo quanto pela PGR. A avaliação é de que é preciso evitar que o caso fique para 2026, devido ao fato de ser ano eleitoral.
*Por: CNN Brasil