12 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

12 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Papa Francisco está com infecção polimicrobiana e Vaticano diz que situação clínica é ‘complexa’

Pontífice está internado em Roma desde sexta-feira passada. Estado de saúde foi atualizado na manhã desta segunda-feira (17), seu quarto dia no hospital Gemelli.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
17/02/2025 - 08:33
Papa Francisco com tosse e dificuldade de falar em audiência semanal — Foto: REUTERS/Remo Casilli

Papa Francisco com tosse e dificuldade de falar em audiência semanal — Foto: REUTERS/Remo Casilli

Manda no zap!CompartilharTuitar

O papa Francisco está com uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias e sua situação clínica é “complexa”, informou o Vaticano em um comunicado divulgado às 9h desta segunda-feira (17) no horário de Brasília.

Ainda segundo a Santa Sé, o tratamento do pontífice, de 88 anos, que assumiu o posto em 2013, foi alterado após o diagnóstico e não há previsão de alta. Ele permanecerá no hospital pelo tempo que for necessário.

“Os resultados dos testes realizados nos últimos dias e hoje demonstraram uma infecção polimicrobiana do trato respiratório que levou a uma nova modificação da terapia. Todos os exames realizados até o momento são indicativos de um quadro clínico complexo que exigirá internação hospitalar adequada”, diz a íntegra do boletim.

Mais cedo, nesta segunda, um porta-voz do Vaticano disse que o papa estava em condição estável de saúde, que havia dormido bem durante a noite, havia tomado café da manhã e estava de “bom humor”.

Ele não informou se Francisco voltou a apresentar febre como no início da internação. Segundo os boletins médicos divulgados pelo Vaticano, ela vinha diminuindo ao longo dos dias.

Mesmo com a mudança de tratamento, os médicos do pontífice já haviam ordenado repouso absoluto. O papa teve que desmarcar todos os seus compromissos, porém, segundo a emissora italiana Mediaset, mesmo hospitalizado, no fim de semana, ele continuou sua prática recente de fazer ligações para falar com membros de uma paróquia católica em Gaza.

Francisco pediu desculpas por faltar à oração semanal que faz aos domingos na Praça de São Pedro. Ele também não pode liderar uma missa especial para artistas em comemoração ao Ano Jubilar da Igreja Católica.

Este é o quarto dia de internação do pontífice, que sofre com a infecção no trato respiratório desde o início do mês. Ele foi internado no hospital Gemelli, em Roma, na manhã de sexta-feira.

Veja abaixo um histórico sobre a bronquite do papa. Entenda o que é a bronquite.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

No início deste mês, Francisco disse a fiéis durante uma audiência semanal que estava com um “forte resfriado”, que mais tarde foi descrito pelo Vaticano como bronquite. Ele chegou a celebrar audiências em sua casa por conta da doença.

Na primeira vez que teve que pedir para o assessor ler seu discurso, Francisco pediu desculpas, mas não perdeu o bom humor. “Ele [assessor] lerá o discurso melhor do que eu”, brincou o pontífice durante celebração na última quarta (5).

“E agora peço um pouco de desculpas e peço que outro sacerdote continue lendo por causa das minhas dificuldades respiratórias”, disse Francisco em outra ocasião.

Após passar o discurso a um assessor pela segunda vez durante homilia no domingo (9), o Papa retomou a leitura para a oração mais curta do Angelus, onde rezou pela paz em diversas zonas de conflito ao redor do mundo.

A terceira vez que o papa Francisco pediu para seu assessor ler o discurso foi na quarta-feira (12).

O papa tem um histórico de problemas respiratórios. O pontífice não tem a parte superior do pulmão direito desde os 21 anos, quando teve uma pneumonia grave e mais três cistos no pulmão. Ou seja, sua capacidade respiratória é reduzida.

Por: G1 Mundo

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Motorista invade pista e mata casal indígena na BR-317; suspeito foge e veículo é incendiado pela comunidade

Próxima Notícia

Bocalom compartilha vídeo de marrecos que nasceram em seu quintal: ‘privilégio de fazer parte dessa história’

Mais Notícias

Foto: Antonio Augusto/STF
5º guia gazeta

Voto de Cármen Lúcia hoje pode ser decisivo para prisão de Bolsonaro

11/09/2025
Plataformas de IA podem ser boas aliadas na reta final de preparação para o Enem 2025. — Foto: Jaque Silva/NurPhoto/picture alliance
5º guia gazeta

Enem 2025: Como usar a IA para estudar na reta final (e o que evitar)

11/09/2025
Banco de dados do SUS dizia que Matías estava morto — Foto: Reprodução
5º guia gazeta

Estudante de medicina descobre estar morto para o SUS; entenda

10/09/2025
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
5º guia gazeta

Moraes retoma julgamento de Bolsonaro no STF; siga

09/09/2025
Reprodução/Câmeras de segurança
5º guia gazeta

Caso da mala: polícia procura cabeça de mulher esquartejada por homem

08/09/2025
Foto: Getty Images
5º guia gazeta

8 sucos naturais que turbinam seus treinos e aumentam a força muscular

08/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Reprodução/Instagram

Bocalom compartilha vídeo de marrecos que nasceram em seu quintal: 'privilégio de fazer parte dessa história'

Foto: Arquivo/Energisa

Queda de energia afeta cinco municípios do Acre e deixa 63 mil imóveis sem luz

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre