O abastecimento de água em Rio Branco está reduzido devido a intervenções realizadas nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) I e II desde o fim de semana passado. Segundo a Prefeitura, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), os problemas foram ocasionados por um deslizamento de terra e falhas em equipamentos.
Na ETA I, a principal intervenção foi necessária após um deslizamento de terra que causou a queda de escoras sobre os tubos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD).
A gerente de distribuição de água do Saerb, Mona Lisa Martins, destacou que a equipe está comprometida em minimizar os transtornos e garantir a retomada do abastecimento de forma gradual.
Paralelamente, na ETA II, uma das bombas de 400 litros por segundo teve que ser desativada devido à quebra do eixo. Durante os reparos, foi constatado um desgaste no rotor, necessitando a remoção do grupo girante para análise e conserto.
O gerente de manutenção e mecânica, Eder Franco, afirmou que os trabalhos seguem em ritmo intenso. “Estamos trabalhando para garantir que a situação se estabilize o mais rápido possível. Embora a distribuição para todos os bairros leve alguns dias, seguimos empenhados na solução.”
Mesmo com as intervenções, o abastecimento não está completamente interrompido. Segundo o Saerb, a distribuição de água está sendo realizada de forma parcial em alguns bairros.