A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta sexta-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que, em 2024, o Acre registrou o menor nível de desemprego da sua história, com 6,4% de desocupação entre pessoas economicamente ativas.
O estado integra o grupo de 14 unidades federativas que bateram o próprio recorde positivo de desemprego. Além do Acre, compõem a lista o Rio Grande do Norte (8,5%), Amazonas (8,4%), Amapá (8,3%), Alagoas (7,6%), Maranhão (7,1%), Ceará (7,0%), São Paulo (6,2%), Tocantins (5,5%), Minas Gerais (5,0%), Espírito Santo (3,9%), Mato Grosso do Sul (3,9%), Santa Catarina (2,9%) e Mato Grosso (2,6%).
“Os resultados da queda da taxa de desocupação nos estados refletem a diversificação da expansão da ocupação ocorrida em diversas atividades econômicas, como comércio, indústria, transporte e logística e construção ao longo de 2024”, afirma a coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy.
No detalhamento dos dados, é possível perceber que o Acre começou o ano de 2024 com nível de desemprego perto dos 9% nos primeiros três meses(índice trimestral).