Pelo terceiro dia consecutivo, o Acre segue sob alerta de chuvas intensas, com grau de severidade laranja, que significa “Perigo” na tabela do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O aviso tem validade até as 10h de terça-feira, 11, para todos os 22 municípios acreanos.
Pode chover entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia. O fenômeno deve vir acompanhado de ventos intensos, de até 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O instituto aproveita para orientar os acreanos a, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, por conta dos riscos de queda e descargas elétricas. Além disso, pede para que a população não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades é outra recomendação do órgão. Em caso de incidentes, orienta-se que sejam acionados a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (193). Acidentes pessoais devem ser direcionados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192).