Os candidatos aprovados em cadastro de reserva nos concursos públicos da educação municipal de 2019 a 2024 estão, nesta quinta-feira, 20, na Câmara de Vereadores de Rio Branco para cobrar, por parte do público, a convocação. O descontentamento se dá por conta do tempo de espera, de até seis anos, para a contratação.
Ainda nesta terça-feira, 18, o vice-prefeito e secretário municipal de Educação de Rio Branco, Alysson Bestene, anunciou que mais de 240 servidores aprovados nos concursos públicos de 2019 e 2024 serão convocados ainda este ano para atuar na área da Educação. A previsão é que a convocação ocorra após o Carnaval, com a inclusão de 172 servidores do concurso de 2019 e outros 69 do concurso de 2024.
Uma das candidatas é Greicy Szuta, aprovada no certame de 2019. Ela comentou que a única coisa que o movimento busca é pelo direito. “Eles estão chamando professores provisórios, em contrato direto, para ocupar a vaga de quem passou no concurso. A nossa luta já dura seis anos e nós estamos sofrendo muito, estamos aqui praticamente chorando para que nos representem”, enfatizou.
Ainda segundo Greicy, o grupo já chegou a ir ao Ministério Público. “Não quero acreditar nisso, mas parece que tem outros interesses, interesses politiqueiros, interesses que parecem ser de uma massa de manobra. ‘Vamos colocar um professor aqui, vamos colocar aquele professor ali’. A gente está buscando os nossos direitos: queremos apenas que chamem para o concurso que nós fomos aprovados”, reiterou.
Ela diz ainda acreditar que a mensagem deva ser passada. “Tem que vir um professor aqui pedir que, por favor, chamem o cadastro de reserva, porque eles foram aprovados. Lutamos tanto que nos deram um ‘cala-boca’. Sabe quantos que eles vão chamar? Eles vão chamar 35 professores do primeiro ao quinto ano, sendo que tem mais de mil vagas conforme o PCCR [Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração]. Nós estudamos, trabalhamos pra chegar aqui. Todos os trabalhadores dessa tribuna, tanto secretário como vereadores, estão aqui por causa da educação. Porque sem educação ninguém chega a lugar nenhum. E é isso que nós estamos aqui para lutar, para que nós sejamos chamados, nós lutamos para isso, estudamos para isso, fomos aprovados e não é justo que outras pessoas sejam chamadas no contrato”. finalizou.
Convocação é parte do compromisso
Durante visita à Câmara Municipal, Bestene explicou que a convocação é parte do compromisso da gestão em substituir os contratos provisórios por servidores efetivos, buscando garantir a continuidade e a qualidade dos serviços prestados na educação municipal.
“O prefeitão Tião Bocalom, na sua sensibilidade, junto com toda a equipe, prorrogou o concurso de 2019 na gestão anterior e, ao mesmo tempo, realizou o concurso de 2024. Estamos agora exaurindo a mão de obra provisória, substituindo-a por efetivos, para que possamos iniciar o ano letivo com todos os profissionais adequados às suas funções”, destacou o vice-prefeito.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram