A morte do jovem Micaias Santos de Almeida, de 18 anos, segue causando comoção em Rio Branco. Desta vez, quem se manifestou foi o policial militar Derineudo Souza, membro da ONG nacional Razões Para Acreditar, que lamentou o assassinato do rapaz na tarde deste domingo, 16.
“É com imenso pesar que comunicamos a perda precoce do nosso amigo e voluntário do bairro Taquari, Micaias, de 18 anos”, informou, acrescentando ainda que o rapaz era extremamente comprometido com o esporte. “Com as causas sociais e estava sempre em busca de melhorias para o seu bairro”.
Derineudo prossegue, pedindo consolo. “Que Deus possa trazer o consolo necessário para a familia, amigos e todas as pessoas que também apoiavam o jovem Micaias”.
Morte causou comoção
Além de Derineudo, outras pessoas também lamentaram a morte do rapaz. Quem se manifestou foi o deputado estadual Emerson Jarude (NOVO). Nos stories, o parlamentar afirmou que acordou com a notícia do falecimento de Micaias, e reforça que o considerava um jovem “cheio de talento”.
O secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, também se disse triste com a notícia. Para Luz, este é “mais um crime contra a nossa juventude, que expressa fragilidade da humanidade e só mostra o quanto o desprezo pela vida aumenta”.
Luz reiterou que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, prestou atendimento à família do jovem. “Assim como a todos que procuram o nosso serviço de auxílio funeral. Na condição de secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, estou comovido, até porque não é o que queremos para a nossa juventude”.
Vídeo mostra momento do crime
A morte do jovem foi filmada e tem sido divulgada amplamente nas redes. As imagens mostram o momento do ataque que resultou na morte do jovem e que deixou o amigo, André, também de 18 anos, gravemente ferido.
A execução de Micaias, de acordo com a polícia, não foi um acaso. A vítima já vinha sendo vigiada pela organização criminosa Bonde dos 13, que, segundo a investigação, monitorava seus passos há algum tempo. Mesmo sem perceber, Micaias foi seguido em várias ocasiões até sua casa no Ramal Menino Jesus, sendo o alvo de um planejamento criminoso que culminou na fatalidade.
As imagens mostram claramente os detalhes do crime: dois motociclistas, com capacetes e armados com pelo menos três armas de fogo, cercam os jovens enquanto estavam em bicicleta e disparam múltiplos tiros. A ação, que teve como alvo Micaias, parecia ter sido preparada com antecedência, já que ele costumava levar seu amigo até a casa dele no bairro vizinho, Praia do Amapá.