Um dos mais tradicionais carnavais de Rio Branco está chegando à sua 33ª edição este ano e promete atrair mais de 10 mil pessoas pelas ruas do bairro Tucumã. O bloco ‘Vai Quem Quer’, também conhecido como ‘Bloco do Sujo’, foi fundado em 1991 por iniciativa dos moradores do bairro, expandiu-se para outras vizinhanças e agora conquistou a capital. Este ano, o evento ocorre no dia 2 de março, domingo, com concentração a partir das 14h, na Avenida Noroeste, no bairro Tucumã.
Em conversa com A GAZETA, o atual presidente do bloco, Ronny Querque, contou que a ideia partiu dos moradores do bairro Tucumã após uma “pelada”, que sempre terminava no Bar do Toninho. Em uma data próxima ao carnaval, os amigos tiveram a ideia de criar um bloco.
“Naquela época, nós saímos pela primeira vez, conseguimos instrumentos, saímos todos sem camisa, jogando talco, jogando maisena. Era o famoso Bloco do Sujo de antigamente. Os fundadores foram Danilo, Toninho, Jumar, César, Júnior, o finado Assis e outros. Fizemos esse primeiro desfile para testar e continuamos.”
Ronny conta que, até hoje, a concentração sempre parte do Bar do Toninho, na esquina da Avenida Noroeste com a Rua W-11. Este ano, o bloco contará com um trio elétrico, acompanhado da bateria do bloco 6 É Demais, do bairro 6 de Agosto, animando os foliões com marchinhas de carnaval e músicas do momento.
Confira a programação:
• Concentração: 14h – Avenida Noroeste
• Desfile: 16h30 – Ruas do Conjunto Tucumã
• Encerramento: 19h
Na edição do ano passado, o bloco reuniu quase 10 mil pessoas. Para este ano, a expectativa é ultrapassar esse número, segundo a organização. Apesar disso, a diretoria já tem consciência de que as ruas do bairro estão pequenas para a proporção que o evento alcançou.
A organização do bloco é feita inteiramente pela comunidade, mas conta com o apoio do Governo do Acre e da Prefeitura de Rio Branco, que disponibilizam tendas, banheiros químicos e a sinalização das ruas por meio da RBTrans.
Organizado e pensado para a população, o bloco é conhecido pela tradição de os homens irem vestidos de mulheres e as mulheres vestidas de homens, envolvendo famílias inteiras, incluindo crianças e idosos.
Confira fotos de outras edições do Bloco Vai Quem Quer: