A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) divulgou, nesta quarta-feira, 5, edital que regula o processo de matrícula para os cursos de línguas – Inglês e Espanhol – na modalidade de Ensino a Distância (EaD), oferecidos pelo Centro de Estudo de Línguas (CEL). As vagas são destinadas aos municípios de Acrelândia, Brasiléia, Epitaciolândia, Feijó, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri, para o 1º semestre de 2025.
📲 Participe do canal da GAZETA no WhatsApp
O processo de matrícula é voltado, prioritariamente, para alunos da Rede Pública de Ensino, do 8º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, com vagas também abertas para a comunidade em geral, incluindo alunos da rede privada e pessoas com Ensino Médio completo. Os interessados deverão ser residentes nos municípios contemplados pelo edital, e as inscrições de candidatos de outras localidades, como Rio Branco, serão indeferidas.
As inscrições deverão ser feitas online, por meio do endereço eletrônico celacre.com com os candidatos fornecendo o número de CPF. Para garantir a autenticidade das inscrições, é proibido o uso de CPF de terceiros.
Os cursos de Inglês e Espanhol serão oferecidos na modalidade EaD, com aulas síncronas e assíncronas. As aulas síncronas ocorrerão duas vezes por semana, com interação em tempo real entre alunos e professores, enquanto as atividades assíncronas serão compostas por videoaulas e exercícios escritos. Para acessar as aulas, os alunos precisarão de dispositivos com internet, como celulares, computadores ou tablets.
Além das aulas online, os alunos terão a opção de assistir às aulas síncronas nos laboratórios dos Polos UAB, presentes nos municípios de Acrelândia, Brasiléia, Feijó, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri. O Polo de Epitaciolândia, entretanto, não oferece esse serviço, e os alunos dessa localidade devem se deslocar até Brasiléia para utilizar o Polo UAB.
Os cursos de línguas terão aulas pela manhã e tarde, com horários específicos para as turmas de Inglês e Espanhol, que serão divididos entre os Polos UAB de cada município. As aulas ocorrerão de acordo com a demanda de vagas e a disponibilidade de horários, conforme quadro a ser detalhado no edital.
Este processo de matrícula oferece uma oportunidade de formação linguística para estudantes da rede pública e a comunidade em geral, estimulando o aprendizado de idiomas e o uso da tecnologia no ensino.