Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Chuvas de fevereiro atingem 80% da média esperada em 21 dias, aponta Defesa Civil

Chuvas de fevereiro atingem 80% da média esperada em 21 dias, aponta Defesa Civil

Foto: Juan Vicent Diaz

Em apenas 21 dias de fevereiro, Rio Branco já registrou 81,24% da média de chuvas esperada para todo o mês, que é de 300 mm. Segundo dados divulgados pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, o acumulado até o momento é de 244,62 mm de precipitação, indicando um mês chuvoso e fora da média.

Na manhã desta sexta-feira, 21, o boletim diário da Defesa Civil apontou que o nível do Rio Acre, em Rio Branco, diminuiu 53 centímetros em 24 horas, atingindo 9,57 metros; nesta quinta-feira, 21, as réguas marcavam 10,10 metros.

“Ele [o Rio Acre] baixou de 10 metros, medição que não deve permanecer por muito tempo. Nossa previsão neste instante é que ele deve alcançar até 9,25 metros antes que volte a aumentar”, explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão.

Ainda nesta quinta-feira, 20, o pesquisador climático Davi Friale informou, no portal O Tempo Aqui, que, no sábado, 22, e domingo, 23, há a possibilidade de chuvas intensas, com acumulados entre 70 e 130 mm. Friale acredita que pode haver sérios transtornos à população. “Como inundação de ruas e transbordamento de córregos e pequenos igarapés, no Acre, principalmente no leste, no sul e no centro do estado, onde situam-se, entre outros, os municípios de Rio Branco, Brasiléia, Sena Madureira e Feijó”, informou.

Sair da versão mobile