O projeto Cine Miração apresenta nesta quarta-feira, 5, às 18h, a exibição do curta-metragem Noke Ko’í – A Festa do Povo Verdadeiro, na associação do povo Noke Ko’í, localizada na terra indígena de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre.
Dirigido por Alexandre Barros e Sérgio de Carvalho, o curta oferece um olhar sensível sobre os preparativos para o Festival Noke Ko’í, evento que celebra a ancestralidade, fortalece laços entre gerações e mantém viva a cultura desse povo originário. A obra revela a resistência e força das tradições na Amazônia.
“O curta é uma celebração da cultura Noke Ko’í, esse povo que vive hoje principalmente às margens da BR-364. Eles sofreram muitos impactos por estarem tão próximos da cidade e da estrada, mas ainda assim têm sua cultura muito preservada e viva. Buscamos celebrar essa riqueza tão forte e representativa”, explicou Sérgio de Carvalho, diretor e roteirista do filme.
Segundo Carvalho, a participação ativa do povo Noke Ko’í foi fundamental para a construção do curta. “Temos como roteirista Petronio Noke Ko’í, que acompanhou todo o processo de montagem e esteve próximo em toda a elaboração do filme”, destacou.