Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cine Miração exibe curta sobre festa tradicional de povo indígena em Cruzeiro do Sul

Cine Miração exibe curta sobre festa tradicional de povo indígena em Cruzeiro do Sul

Festival na Terra Indígena Katukina. Foto: Marcos Santos/Secom

O projeto Cine Miração apresenta nesta quarta-feira, 5, às 18h, a exibição do curta-metragem Noke Ko’í – A Festa do Povo Verdadeiro, na associação do povo Noke Ko’í, localizada na terra indígena de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre.

Dirigido por Alexandre Barros e Sérgio de Carvalho, o curta oferece um olhar sensível sobre os preparativos para o Festival Noke Ko’í, evento que celebra a ancestralidade, fortalece laços entre gerações e mantém viva a cultura desse povo originário. A obra revela a resistência e força das tradições na Amazônia.

“O curta é uma celebração da cultura Noke Ko’í, esse povo que vive hoje principalmente às margens da BR-364. Eles sofreram muitos impactos por estarem tão próximos da cidade e da estrada, mas ainda assim têm sua cultura muito preservada e viva. Buscamos celebrar essa riqueza tão forte e representativa”, explicou Sérgio de Carvalho, diretor e roteirista do filme.

Segundo Carvalho, a participação ativa do povo Noke Ko’í foi fundamental para a construção do curta. “Temos como roteirista Petronio Noke Ko’í, que acompanhou todo o processo de montagem e esteve próximo em toda a elaboração do filme”, destacou.

O Cine Miração é um projeto aprovado pela Lei Paulo Gustavo, com apoio da Fundação Elias Mansour e realização da Mandala Produções e Saci Filmes. Para Alexandre Barros, diretor do curta, a exibição é motivo de celebração. “Foi um trabalho feito em conjunto com o povo Noke Ko’í, e é muito gratificante já estarmos aqui exibindo essa produção.”

Sair da versão mobile