1 de março de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

1 de março de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Clipe ‘Acre no Topo’ estreia com mensagem contra a xenofobia e valorização da identidade amazônida

Produção financiada pela Lei Paulo Gustavo reúne artistas de várias cidades do Acre e resgata a história do estado através do hip-hop.

Ranelly Yasmim por Ranelly Yasmim
24/02/2025 - 17:42
Foto: Reprodução/Instagram

Foto: Reprodução/Instagram

Manda no zap!CompartilharTuitar

O clipe cypher “Acre no Topo”, aprovado e financiado pela Lei Paulo Gustavo, através da Fundação Elias Mansour, com proponente Francisco Leandro e direção de Israel Batista, estreou no último sábado, 22. O projeto é fruto de uma colaboração de artistas de Rio Branco, Tarauacá, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. Luta contra a xenofobia, valorização da identidade dos povos da floresta, exploração dos povos originários e preservação da floresta são os temas abordados na obra.

Em conversa com A GAZETA, DJ DEMENO, responsável por fazer a assinatura musical do projeto, conta que a seleção aconteceu em diversos municípios acreanos, com a preocupação de incluir figuras femininas e abordar as lutas dos povos amazônicos, principalmente os acreanos:

“A gente queria ter a participação das mulheres nesse projeto também. Nós utilizamos como tema desta música, desta obra, a luta contra a xenofobia praticada contra os povos da região Norte do Brasil, os amazônidas, e, mais especificamente, o povo acreano, do qual a gente sabe que existe um grande preconceito em outras partes do país no que diz respeito à população acreana”, comentou.

Além disso, a batida já é conhecida pelos acreanos. Foram utilizadas referências a Chico, do artista acreano Tião Natureza.

O objetivo da cypher para seus idealizadores é que as novas gerações conheçam a história que o Acre carrega e provocar a reflexão, trazendo o contexto histórico de que o território era inicialmente dos povos originários e, durante o ciclo da borracha, com a vinda de seringueiros nordestinos, o conflito também chegou.

“Nós abordamos todas essas questões, apresentando um pouco da nossa identidade, que foi construída a partir dessa miscigenação entre indígenas e seringueiros nordestinos”, explicou o DJ.

Além da participação dos MCs, o clipe também contou com a presença de grafiteiros, que trouxeram cor e criatividade para a composição. As cenas foram gravadas em alguns pontos turísticos das cidades, como a Catedral, em Rio Branco, o Rio Crôa, em Cruzeiro do Sul, o Teatro José Potyguara, em Tarauacá, entre outros.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O lançamento do clipe contou com um evento realizado no bairro Vitória, em parceria com o Cine Miração. Foi montada uma estrutura para que a comunidade acompanhasse o lançamento. Além disso, houve um momento de troca cultural e um mutirão de grafite para embelezar a região.

“O hip-hop é uma ferramenta de transformação social, uma ferramenta onde a gente consegue fazer essa crítica, essa reflexão e também um resgate da autoestima. Nos anos 90, era pejorativo chamar alguém de seringueiro, de ‘colonheiro’ ou de índio, porque foi criada toda essa identidade negativa sobre esses povos. Hoje, precisamos levantar a autoestima das pessoas e assumir essa identidade. Nós somos diferentes do resto do país, mas as pessoas não conseguem lidar com a diferença. Então, a música também tem esse intuito de resgatar essa identidade”, finalizou.

Confira:

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Festival de Cinema LGBTQIAPN+ Transamazônico começa nesta terça com filmes premiados e debates

Próxima Notícia

Prefeitura Municipal de Rio Branco – Acre – Avisos – 25/02/2025

Mais Notícias

Screenshot
4º destaque

Carro cai em açude na AC-475 e jovem é salva por morador antes de veículo afundar

28/02/2026
Mutirão da Serasa segue até 1º de abril e permite pagamento via Pix com baixa imediata da negativação - Foto: Divulgação
6º destaque

Feirão Limpa Nome no Acre pode beneficiar 286 mil consumidores com descontos de até 99%; veja como negociar

28/02/2026
Foto:  Nico Soto
Destaques Cotidiano

Espetáculo “No Buraco” volta a Rio Branco após temporada no Chile; veja programação deste fim de semana

28/02/2026
Foto: Arquivo pessoal
Destaques Cotidiano

Espetáculo “Encantar” volta aos palcos em Rio Branco e celebra 10 anos do grupo Acrobartes

28/02/2026
Foto: Reprodução
3º destaque

Saiba quem é o perito achado morto perto de ponte em Rio Branco; Polícia Civil se manifesta

28/02/2026
Foto: Pexels
2º destaque

Acre registra 15 mortes por síndrome respiratória aguda grave em 2026, aponta boletim

28/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Prefeitura Municipal de Rio Branco – Acre – Avisos – 25/02/2025

Foto: Iryá Rodrigues

Dia deve ser de sol entre muitas nuvens, tempo abafado e pancadas de chuva, prevê Censipam

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre