A diretora de Economia Sustentável e Industrialização da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e ex-parlamentar, Perpétua Almeida, usou suas redes sociais nesta segunda-feira, 3, para anunciar a inauguração do Complexo Industrial do Café do Juruá, em Mâncio Lima.
Segundo a diretora, o complexo será entregue nos próximos dois meses. Perpétua destaca a grandiosidade da iniciativa.
“Nosso trabalho está se agigantando. A ABDI, no governo do presidente Lula e Alckmin, constrói o complexo industrial do café do Juruá, em parceria com a Coopercafé”, escreveu.
Orçado em mais de R$ 9 milhões e com contrapartida da Coopercafé de R$ 2 milhões, o Complexo Industrial do Café do Juruá é o maior complexo industrial de beneficiamento do café da agricultura familiar da região Norte.
Café Amazônia Sustentável
O projeto Café Amazônia Sustentável, iniciativa da ABDI, tem como objetivo implementar um modelo cooperativista socioeconômico sustentável de beneficiamento de café, proveniente de culturas familiares da região do Vale do Juruá, no Acre – o Complexo Industrial do Café.
Estima-se que o projeto atinja, até o final de 2025, mais de 150 famílias e 1.500 pessoas. Atualmente existem 1,5 milhões de pés de cafés plantados na região pelos produtores cooperados, sendo que mais da metade dessas plantações são de pequenos e médios produtores.
A previsão é de que, na safra de 2025, serão produzidas 34 mil sacas de café oriundas do projeto.
Entre os principais benefícios estão o aumento da produtividade e da qualidade do café, aumento de renda direta e indireta dos agricultores familiares da região, incremento de toda cadeia produtiva do café, aumento do número de produtores de café e de áreas cultivadas, redução de gargalos produtivos da cadeia, transformação regional, melhoria da qualidade de vida dos agricultores e da região de forma geral.