Ao todo, 1,1 mil famílias, um equivalente a 5 mil pessoas, foram atingidas pelas fortes chuvas que caíram em Rio Branco no último final de semana. A informação foi confirmada À GAZETA nesta segunda-feira, 24, pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão. As famílias desabrigadas estão sendo levadas à Escola Anice Dib Jatene, no bairro Geraldo Fleming.
Ainda segundo o coordenador, cinco famílias estão no abrigo, com um total de 21 pessoas. Além disso, mais 20 famílias estão desalojadas, ou seja, foram levadas para casa de parentes. Essas totalizam cerca de 100 pessoas.
“Há um abrigo na Escola Anice Dib Jatene, no Geraldo Fleming, nas proximidades da Conquista, local em que estamos abrigando as pessoas que nós retiramos. E, fora isso, estamos com um mutirão de limpeza de córregos e distribuição de material de limpeza para o restabelecimento das casas das famílias”, explicou Falcão.
No sábado, 22, a Defesa Civil de Rio Branco divulgou o balanço de ocorrências da chuva e, no total, 14 bairros foram atingidos por alagamentos entre às 16 horas e às 21h30. Apenas no sábado, choveu 84,60 mm e, no Bairro da Paz, o Igarapé Batista transbordou e atingiu várias famílias.
Segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 24, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas, segundo a Defesa Civil Municipal. O nível do Rio Acre, em Rio Branco, baixou 9 centímetros, saindo de 10,15 metros para 10,06 metros.