Abdicação de saída com os amigos, rotina de estudo de 10 horas e resolução de simulados. Assim foi a rotina de Marcos Felipe Barros de Sá, um dos aprovados no processo seletivo do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), lista que foi divulgada na tarde desta terça-feira, 18. O jovem, de 23 anos, mostrou grande resiliência ao tentar, por seis anos, ingressar no curso; com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, o rapaz realizou o sonho.
“Foram seis anos de batalha, seis anos de luta, de sacrifício, tanto meu quanto os meus pais. Ultimamente, minha rotina, era mais de resolução de questões, simulados. Quando eu tinha aula de manhã, eu estudava pela tarde o conteúdo do dia e, à noite, revisava o conteúdo do dia anterior, isso de segunda a sexta. Aos sábados e domingos, eu costumava fazer simulados e revisões gerais”, explicou.
Marcos reiterou que ter a parte das teorias em mente o ajudou, já que poderia ficar fazendo as questões. “Eu mesmo fazia as listas da internet, geralmente apontando as questões que eu tinha mais dificuldade: era nessas que eu focava, porque o que passa realmente para o aluno é resolver questões, principalmente simulados”. A rotina, segundo Marcos, era de abdicação: eram quatro horas no cursinho, mais cinco ou até seis horas de estudos em casa.
Ao ser questionado como foi receber a notícia na manhã desta terça-feira, 18, Marcos foi enfático: “O sentimento é de alívio. Foi um alívio para todo mundo. Eles mesmos viam o quanto foi difícil e sofrido, e também fizeram e fazem muita coisa por mim. A melhor forma de descrever é alívio”.
Marcos se mostrou empolgado com aquela que será sua nova vida. “Minha ficha ainda está caindo, para falar a verdade. Eu vou vendo as coisas, vendo o meu nome na lista, isso mostra que toda a minha abdicação e esforço valeram a pena. Muitas vezes, meus amigos iam na minha casa aos domingos, me chamando para sair. Eu havia estabelecido que só sairia aos sábados. Hoje, vejo que esta conquista é um sonho realizado. Estou confiante e só quero iniciar logo a faculdade, começar a estudar, a praticar”, finalizou.