Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Festival Internacional de Cinema LGBTQIAPN+ chega à 3ª edição com exibição gratuita em Cruzeiro do Sul

Festival Internacional de Cinema LGBTQIAPN+ chega à 3ª edição com exibição gratuita em Cruzeiro do Sul

Foto: Arquivo Pessoal

O Festival Internacional de Cinema LGBTQIAPN+ ganha sua 3ª edição. O evento ocorrerá nos dias 15 e 16 de fevereiro, às 18h30, no Cine Romeu em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. A entrada do evento será gratuita, e o público tem a garantia que vai encontrar uma experiência cinematográfica única, com debate sobre questões de gênero, identidade e cidadania, buscando valorizar a diversidade. 

📲 Participe do canal da GAZETA no WhatsApp

A programação conta com a exibição de longas e curtas-metragens e documentários. Cada detalhe do festival foi minuciosamente escolhido para promover a experiência mais imersível possível, como conta o idealizador e coordenador, Moisés Alencastro.  

“O festival traz uma curadoria de peso, que irá abordar temas atuais e necessários para a reflexão sobre a realidade da comunidade LGBTQIAPN+. Além de ser um espaço de exibição cinematográfica, o evento se torna um ponto de encontro para debates e trocas de experiências”, comenta. 

A cerimônia de abertura contará com a exibição de “O Nome”, da jornalista Rose Farias. O curta-metragem terá duração de 20 minutos, e sua classificação indicativa será para maiores de 12 anos. De forma contemplativa, a obra irá abordar as vivências de duas pessoas trans, em torno do nome social, e a despedida simbólica de seus nomes de batismo. 

Festival Internacional de Cinema LGBTQIAPN+ chega à 3ª edição com exibição gratuita em Cruzeiro do Sul
Foto: Divulgação

O documentário “Maués, a Garça”, realizado pela Palmácea Produções, e com direção de Isabelle Amsterdam, será reexibido nesta edição. O curta é dedicado ao trabalho do artista Maués de Melo, com a narrativa de familiares e amigos próximos.  

Para Moisés, é uma grande vitória que artistas acreanos sejam levados para o festival, e para todo Brasil. “É um orgulho muito grande, para um idealizador, ter um produto a criando por amigas, e mostrar um trabalho lindo, feito aqui no Acre”, enfatiza o idealizador do Festival. 

Após a jornada de Cruzeiro do Sul, o Festival Internacional de Cinema LGBTQIAPN+ chega a Rio Branco nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro. O objetivo é que realizando em duas cidades, a acessibilidade a cultura e imersão será maior, além da descentralização da cultura. 

 

Sair da versão mobile