Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Fila de espera para transplantes no Acre tem mais de 200 pacientes, diz Saúde

Fila de espera para transplantes no Acre tem mais de 200 pacientes, diz Saúde

Foto: Neto Lucena/Secom

A fila de espera para transplantes no Acre conta com 211 pacientes, informou, nesta quinta-feira, 5, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Desse total, 179 aguardam por córneas, 26 por fígados e seis por rins.

“Todos já passaram por avaliação médica e estão aptos ao procedimento, a ser realizado quando houver órgãos disponíveis e compatíveis”, declarou a pasta.

Os procedimentos são realizados na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), que, em janeiro deste ano, transplantou dois pacientes renais.

Em 2024, a maior unidade de saúde do estado fez 62 transplantes: quatro renais, 16 hepáticos e 42 de córnea.

Apesar desses números, a Sesacre alerta que a recusa familiar ainda é entrave para que um órgão humano não seja doados.

“No Brasil, a Lei n° 9.434/2007, regulamentada pelo Decreto n° 9.175/2017, determina que mesmo que alguém queira ser doador depois de falecer, a decisão final sempre cabe à família”, explica a pasta.

No final de janeiro, um caso de doação de órgãos no Acre chamou a atenção. Após o falecimento da esposa do ex-deputado federal Fernando Melo, Esmeralda Melo, os órgãos dela foram doados, possibilitando o salvamento de outras vidas.

“Nós oferecemos todos os órgãos que fossem possíveis de serem retirados para ser doados a algumas pessoas que estão nessa estrada, as pessoas que estão esperando e também para as famílias que passarem o que eu passei, o que a nossa família passou”, declarou o ex-político.

Sair da versão mobile