O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, anunciou neste sábado, 15, em Rio Branco, um investimento de R$ 12 milhões para impulsionar a cadeia produtiva do café no Acre. Com recursos da ApexBrasil e do Sebrae, o projeto prevê a construção de duas agroindústrias de secagem e beneficiamento de café nos municípios de Rio Branco e Xapuri, que atenderão os pequenos produtores e agroextrativistas do Alto e Baixo Acre, abrangendo cidades como Acrelândia, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard, Capixaba, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil.
“Este é um investimento do governo do presidente Lula, com o apoio do Sebrae e do MDA, que visa beneficiar pequenos produtores e incentivar a industrialização do café no Acre. Já temos um projeto em andamento no Juruá, e agora, vamos começar a construção das primeiras agroindústrias em Rio Branco e Xapuri para atender o Alto e Baixo Acre”, explicou Jorge Viana.
O projeto, que começou a ganhar forma após uma missão ao Espírito Santo, tem como objetivo levar o modelo de sucesso do café capixaba para o Acre. Durante a missão, empresários e representantes de cooperativas locais, como Manoel Monteiro da Cooperacre, Valdemiro da OCB e Jonas Lima da Coopercafé, visitaram o Espírito Santo para entender a estrutura e o modelo que vem dando certo na produção do café. A partir disso, foi desenvolvido o projeto, que conta com a parceria das cooperativas Cooperacre, Cooperlibe (Rio Branco) e Cooperxapuri (Xapuri), e prevê a construção das unidades de secagem e beneficiamento, além da aquisição de equipamentos e melhorias na infraestrutura elétrica e hidráulica.
Os recursos para a construção das agroindústrias já estão garantidos e o projeto deve ser executado ainda neste ano, beneficiando principalmente os pequenos produtores da agricultura familiar e extrativistas. Jorge Viana enfatizou que a iniciativa tem como foco a geração de valor e sustentabilidade para os pequenos produtores do Acre.
“Essas unidades serão exclusivas para os pequenos produtores e extrativistas do Alto e Baixo Acre. O objetivo é fortalecer a produção local e criar novas oportunidades de industrialização e exportação para o café acreano”, destacou Viana, que também ressaltou o papel da ApexBrasil e do Sebrae no apoio ao projeto.
O investimento também faz parte de uma estratégia mais ampla de incentivo à produção cafeeira no Acre, que iniciou no governo Tião Viana, com apoio do secretário de Indústria da época, Sibá Machado, e do incentivo ao uso da nova tecnologia do Robusta Amazônico, desenvolvida pela Embrapa. Para Viana, o novo modelo de produção ajudará a diversificar a economia do estado e consolidar o Acre como um polo de produção cafeeira sustentável.
“Com a ajuda do estado e das prefeituras, o investimento vai fortalecer ainda mais a cadeia produtiva do café, melhorando a economia do estado nos próximos anos”, completou o presidente da ApexBrasil.
Representantes das cooperativas locais, como Manoel Monteiro, da Cooperacre, e Sebastião Aquino, da Cooperxapuri, agradeceram ao empenho de Jorge Viana para trazer os investimentos ao Acre, destacando a importância de projetos que beneficiem diretamente os pequenos produtores.
“Jorge Viana sempre foi um grande incentivador dos pequenos produtores e da agricultura familiar. Esse investimento vai transformar a vida de centenas de famílias e diversificar a produção, criando novas possibilidades de renda e sustentabilidade para as nossas cooperativas”, afirmou Manoel Monteiro.
O evento também contou com a participação de outras autoridades, como o presidente do Sistema OCB do Acre, Valdemiro Rocha, o superintendente da Cooperacre, Manoel Monteiro, o presidente da Cooperxapuri, Sebastião Aquino, o presidente da Cooperliber, Tequinha, o presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros, Júlio Barbosa, e o superintendente do Incra, Márcio Alecio, entre outros.