O Acre registrou um aumento de 14% nos casos de descargas atmosféricas em 2024. Dados divulgados pela Energisa apontam que, enquanto em 2023 foram 2,8 mil ocorrências, no último ano esse número subiu para 3,2 mil, impactando mais de 113 mil consumidores com interrupções no fornecimento de energia.
A previsão é de mais chuvas para fevereiro na região, intensificadas pela Zona de Convergência Intertropical.
Segundo o gerente de Operações da Energisa Acre, André Amarante, o período chuvoso exige atenção redobrada. “Temos um planejamento de manutenção para manter o fornecimento de energia estável e reduzir ao máximo as interrupções. Além disso, contamos com monitoramento rigoroso das condições climáticas para decisões rápidas, se necessário”, afirma.
Cuidados com raios e eletrônicos
Durante tempestades, a energia liberada por raios pode alcançar de 300 a 500 milhões de volts, gerando surtos de tensão na rede elétrica e causando danos a edificações e aparelhos eletrônicos. Confira algumas orientações da Energisa:
- Desconecte eletrônicos da tomada: TVs, computadores e micro-ondas devem ser retirados das tomadas durante chuvas intensas.
- Protetores de surto: Instale dispositivos que desviam a energia em excesso, protegendo os equipamentos. Certifique-se de adquirir modelos de qualidade.
- Instalação elétrica em dia: Certifique-se de que disjuntores e fusíveis estão em bom estado e funcionando corretamente.
- Evite usar aparelhos eletrônicos durante tempestades: Mesmo com protetores, a intensidade de raios pode superar a capacidade de proteção.
- Utilize nobreaks para equipamentos essenciais: Esses dispositivos fornecem energia extra e proteção contra picos de tensão.
- Organização de cabos: Evite deixar cabos próximos a janelas ou locais onde a água da chuva possa alcançar.