3 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

3 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

MPF processa proprietários de fazenda no Acre por danos a sítio arqueológico

Acusados de destruir geoglifo registrado pelo Iphan, responsáveis podem ser multados e obrigados a indenizar projetos de preservação histórica no estado.

Anne Nascimento por Anne Nascimento
03/02/2025 - 17:20
Foto: Diego Gurgel/Secom

Foto: Diego Gurgel/Secom

Manda no zap!CompartilharTuitar

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação contra a proprietária, o arrendatário e um empregado da Fazenda Oeste, situada em Capixaba, no Acre, solicitando a condenação pelos danos causados ao sítio arqueológico Ramal do Capatará. Este geoglifo é reconhecido e registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde os anos 2000.

De acordo com um laudo de vistoria enviado pelo Iphan ao MPF, durante fiscalização realizada em novembro de 2021, foi constatado que parte das estruturas de terra do sítio arqueológico foi afetada por atividades de aragem e limpeza para cultivo de soja, resultando na destruição e mutilação do geoglifo, com a aparição de fragmentos cerâmicos na superfície.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O relatório destaca que, durante a inspeção, foi possível observar as valetas e muretas características do sítio. No entanto, essas estruturas foram danificadas pelo arado, que utilizou o solo das valetas para nivelar o terreno, resultando no aterramento das valetas e na destruição das muretas que formam os geoglifos.

O caso foi investigado pelo MPF por meio de inquérito policial e civil. O arrendatário e o funcionário da fazenda admitiram realizar atividades agrícolas na área do geoglifo, mas negaram ter plantado soja, alegando que apenas realizaram uma limpeza com máquina.

Apesar de a área ter sido embargada e os responsáveis notificados desde 2021, não houve interesse em firmar um acordo extrajudicial para reparar os danos. O MPF chegou a enviar ao Iphan uma proposta de termo de ajustamento de conduta, sem previsão de multa ou indenização, apenas com ações de mitigação e recuperação. No entanto, o instituto informou que não foi possível dialogar com os responsáveis para formalizar o acordo.

Diante da falta de acordo, o MPF moveu ação judicial pedindo indenização por danos materiais e morais coletivos, além da preservação da área, com a proibição de novas intervenções não autorizadas pelo Iphan. O MPF também requereu, em caráter urgente, que os responsáveis cercassem a área do geoglifo, sob pena de multa diária em caso de descumprimento. Também foi solicitada a proibição de qualquer atividade na área sem a autorização prévia do Iphan, com a mesma penalidade.

Além disso, o MPF pede que os responsáveis sejam condenados ao pagamento de indenizações por danos materiais e morais coletivos, que podem superar R$ 530 mil, a serem destinados a projetos de preservação do patrimônio histórico no Acre, conforme apresentado pelo Iphan.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Acre registra 13 operações da Força de Combate ao Crime em 2024; terceiro maior número do país

Próxima Notícia

MP apura violação do direito à educação especial de criança com cardiopatia e microcefalia no Acre

Mais Notícias

Foto: Reprodução
2º destaque

Detento é encontrado morto no Presídio de Senador Guiomard; Iapen diz que causas serão investigadas

03/11/2025
Foto: José Caminha/Secom
1º destaque

Acre em alerta: chuvas fortes e ventos de até 60 km/h atingem o estado

03/11/2025
Foto: Reprodução/Secom
Geral

Atletas do Acre iniciam treinos no Camping Escolar Paralímpico Regional em Manaus

03/11/2025
Foto: Anne Nascimento
4º destaque

Professores protestam em frente à Prefeitura de Rio Branco por reposição salarial e não descartam greve

03/11/2025
Foto: Divulgação
5º destaque

Ufac homologa resultado final do concurso para técnicos administrativos; veja nomes

03/11/2025
Foto: Arquivo/PGE-AC
Destaques Cotidiano

PGE abre inscrições para advogados dativos no Acre; veja como participar

03/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Arquivo/MP-AC

MP apura violação do direito à educação especial de criança com cardiopatia e microcefalia no Acre

Foto: Anne Nascimento

Intensa umidade favorece chuvas e temporais no Acre

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre