Em Cruzeiro do Sul, o nível do Rio Juruá se aproxima da cota de alerta, de 11,80 metros. Na manhã desta segunda-feira, 24, o nível do manancial era de 11,16 metros; apesar dos números, ainda não há famílias desabrigadas ou desalojas.
A GAZETA conversou com o comandante do Corpo de Bombeiros no Juruá, tenente Josadac Cavalcante, que informou que, até o momento, a situação está tranquila, sem bairros atingidos. “Neste domingo, 23, tivemos situações de desbarrancamentos e deslizamentos de terra, recebemos cinco ocorrências semelhantes”, informou.
Inundações, ainda segundo o comandante, não foram registradas, mas, mesmo assim, ele deu orientações à população.
“Pedimos que os moradores tenham esse cuidado de verificar onde despejam a água da chuva, principalmente a que fica acumulada no telhado. O que vimos em um dos casos aqui, em Cruzeiro, foi de um proprietário, que deixou aquela água do telhado sem calha, sem nada, caído próximo ao muro de arrimo. Vai acumulando e acaba arrebentando, por conta do peso que faz no solo. E se identificar rachadura, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado”, informou o comandante.