Para levar atendimento psicológico, orientação jurídica e serviço social para as mulheres, o Ônibus Lilás, da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), esteve em frente ao Palácio Rio Branco, na manhã desta terça-feira, 4. A equipe multidisciplinar também entregou materiais informativos com abordagens educativas e realizou inscrições em cursos profissionalizantes disponibilizados pela instituição.
A técnica da Semulher, Luzivera Batista, explica que “as atividades do Ônibus Lilás já iniciaram este ano, no último fim de semana nós estivemos no Lago do Amor e agora aqui no Centro, em locais estratégicos para que as mulheres venham até nós e conheçam os serviços e sejam acolhidas, assim como o trabalho de conscientização que fazemos. As agendas do Ônibus [Lilás] vão seguir o ano todo e nós queremos alcançar ainda mais pessoas”, destacou.
O Ônibus Lilás é uma unidade móvel que oferece apoio psicológico, jurídico e social, com o objetivo de ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade ou violência. O espaço conta com duas salas de atendimento que garantem a privacidade das vítimas, para criar um ambiente acolhedor e seguro.
Socorro Martins, de 58 anos, buscou atendimento psicológico durante a ação. “A equipe do Ônibus Lilás já passou pela minha comunidade e o atendimento foi excelente. Muitas mulheres não sabem dessa oportunidade. Esse serviço é fundamental e pode ajudar mulheres que precisam de ajuda, mas têm medo ou vergonha de denunciar”, disse.
Além dos atendimentos, no Ônibus Lilás também são realizadas as inscrições para os cursos do programa Impacta Mulher, que visa promover a autonomia econômica das mulheres. Os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas online, pelo WhatsApp (68) 99930-0420 ou presencialmente, também na sede da Semulher no endereço: Travessa João XXIII, nº 1137, Vilage Wilde Maciel.
Socorro Martins também aproveitou a oportunidade para se inscrever em um dos cursos. “Achei as opções de cursos muito interessantes. Me inscrevi no curso de preparo de hambúrguer. Sou muito ocupada, mas vou conseguir me organizar para participar. Espero que outras mulheres também aproveitem essa oportunidade”.
O Ônibus Lilás é uma ferramenta de acolhimento e proteção para mulheres em situação de vulnerabilidade. Ao levar atendimento jurídico, psicológico e social para quem precisa, a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher se dispõe ao combate à violência de gênero e da garantia de direitos.
*Informações retiradas do site Agência de Notícias do Acre.