Estimular a criação de negócios que possam se tornar plataformas para a criação de produtos e serviços avançados foi uma das estratégias apresentadas por consultores do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe), Claúdio José do Nascimento e Vinicius Vieira, no início da noite desta quarta-feira, 19, para o titular da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Assurbanipal Mesquita e o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom. A reunião foi realizada no gabinete do prefeito, na capital.
Estado e Município trabalham em parceria, com o objetivo principal de alinhar estratégias e ações para o desenvolvimento de um ambiente propício ao crescimento de startups e incentivo à inovação, visando fomentar a economia local e apoiar novos empreendimentos. E para isso, irão implantar um parque tecnológico em Rio Branco, que adotará as mesmas estratégias do Porto Digital do Estado de Pernambuco.
Para o titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, a parceria representa a construção de uma política pública comprometida com o ecossistema de inovação. “A ideia é não perder talentos. Uma vez implantado, o parque tecnológico vai incubar e acelerar novos negócios, com investimento na formação empreendedora e o estímulo a empresas nascentes, com produtos e serviços sustentáveis”, explicou.
O Estado do Acre já tem incentivos fiscais para empresas e indústrias do setor produtivo. Um grupo de trabalho (GT) faz os ajustes finais para criação de uma lei municipal que beneficie startups com redução no Imposto Sobre Serviços (ISS) e no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). O GT é formado por técnicos da Seict e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação.
O Porto Digital do Estado de Pernambuco é fruto e referência nacional de uma ação coordenada entre governo, academia e empresas, conhecido como modelo Triple Helix. Entre 2018 e 2023, o faturamento do Porto Digital subiu de R$ 1,9 bilhão para R$ 5,4 bilhões por ano.