Com um investimento de R$ 7,2 milhões, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, assinou nesta quarta-feira, 5, um convênio com a Polícia Militar do Acre destinado ao policiamento em áreas e eventos de interesse da segurança pública municipal. Com a mudança, a expectativa é que os eventos tenham maior capacidade de público devido ao reforço no policiamento.
A segurança pública, de acordo com Bocalom, é um tema que deve envolver desde o município até o governo federal. “A prefeitura está disponibilizando agora R$ 7,2 milhões do seu dinheiro próprio, do seu recurso próprio, para fazer os pagamentos necessários para que a gente possa ter essa parceria com a Polícia Militar”, afirmou, destacando que, apesar de ser um convênio firmado para quatro anos, mais recursos poderão ser adicionados, caso haja necessidade. “É só não roubar que o dinheiro dá.”
O chefe do Gabinete Militar Municipal, coronel Ezequiel Bino, explicou que atualmente o gabinete está limitado à segurança institucional. “Isso é totalmente diferente de segurança pública. Com a ampliação das atribuições do gabinete militar, poderemos atuar com um papel de segurança pública municipal. Na prática, isso significa que podemos, por exemplo, ter interlocução com o governo federal e com o governo estadual através de convênios e transferências de recursos, além de participar de projetos federais na área de segurança, algo que hoje não é possível porque não somos um órgão de segurança pública no município”, reforçou.
A comandante da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), coronel Marta Renata, destacou que o convênio permitirá o reforço do policiamento em espaços com grande circulação de pessoas, como parques, terminais e praças. “Também nos possibilita manter o nosso videomonitoramento 24 horas. Isso, com certeza, é muito importante para garantir a sensação de segurança para a população rio-branquense”, concluiu.