Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Acre apresenta leve vazante após atingir 10,98 metros em Rio Branco

Rio Acre apresenta leve vazante após atingir 10,98 metros em Rio Branco

Foto: Walcimar Júnior

O nível do Rio Acre apresentou um pequeno recuo em Rio Branco na manhã desta quinta-feira, 13, chegando a 10,90 metros, conforme dados da Defesa Civil Municipal. No fim da tarde de quarta-feira, 12, o manancial havia atingido 10,98 metros, após iniciar o dia com 10,63 metros.

Apesar da leve vazante, o cenário segue sob monitoramento, uma vez que o período chuvoso ainda pode influenciar novas oscilações no nível do rio.

Nas últimas 24 horas, o acumulado de chuvas na capital foi de apenas 2 milímetros. A cota de alerta para a cidade é de 13,50 metros, enquanto o transbordamento ocorre a partir dos 14 metros.

No início da semana, o manancial apresentava tendência de elevação. Entre a manhã de terça-feira, 11, e a quarta-feira, 12, subiu 68 centímetros, saindo de 9,95 metros para 10,63 metros. O volume de chuvas contribuiu para esse aumento, com registros de 12 milímetros em 24 horas e um acumulado superior a 60 milímetros no dia anterior.

O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, havia alertado que o período chuvoso poderia trazer novas oscilações ao nível do rio e disse que a previsão era de que o manancial marcasse 11 metros ainda na quarta. “A partir de agora, não há mais cota segura. Ainda temos o restante de fevereiro e março, que são meses mais chuvosos”, afirmou.

Além do Rio Acre, os igarapés da capital também seguem sendo monitorados, já que, mesmo dentro da normalidade, podem transbordar rapidamente em caso de novas precipitações intensas.

Sair da versão mobile