Rio Branco será uma das anfitriãs do World Creativity Day (WCD) – na tradução literal, Dia Mundial da Criatividade – em 2025, evento que visa promover a criatividade e inovação como elementos essenciais para o desenvolvimento social e econômico. O festival, que acontecerá entre os dias 21 e 23 de abril, terá como líder local o rapper e compositor Carlos da Silva de Oliveira, conhecido como Kaemizê, de Cruzeiro do Sul.
Criado em 2017 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Criatividade e Inovação é celebrado anualmente no dia 21 de abril. Com o apoio de 80 países, a data visa destacar a importância da criatividade e inovação na resolução de problemas globais, especialmente no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A GAZETA conversou com Kaemizê, que, atualmente, está trabalhando em seu segundo álbum, Diálogo Interno, um projeto autoral que aborda temas como sonhos, família, amor, desigualdade e respeito.
“Eu estou entregando meu máximo para esse trabalho. Quero que ele chegue não só para as pessoas do Acre, mas também ao cenário do rap nacional. Esse é o meu maior incentivo para acordar todos os dias”, revelou.
Kaemizê tem sido destaque em festivais nacionais e já conquistou prêmios como o Festival Rap Virtual em 2021, com a música “Poesia Periférica”, e o Prêmio 5º Elemento do Hip Hop em 2023, com o álbum “Em Tempos de Guerra”. O rapper de 26 anos, natural de Cruzeiro do Sul, vê na sua arte uma forma de viver da economia criativa. “Consigo fazer, vender e viver financeiramente da minha arte. Para mim, isto é economia criativa”, disse ele.
O rapper também falou acerca do festival. “Neste ano, a gente faz parte do WCD Norte, da Amazônia Ocidental, e a gente quer celebrar os diferentes setores da economia criativa, oferecendo oportunidade de empreendedores e criativos grandes e pequenos de se unirem, trocarem e compartilharem um pouco dos seus trabalhos”.
Sobre o festival
O World Creativity Day será um festival descentralizado, com festivais simultâneos nas cidades anfitriãs. A abertura será marcada por uma festa na Praça da Revolução (a ser confirmada), com atrações musicais, feira de economia solidária e criativa, exposições e outros setores da economia.
Nos dias 22 e 23, haverá workshops, aulas experimentais e a troca de experiências nos espaços que se inscreveram para sediar as atividades.
Este ano, o World Creativity Day acontecerá em 67 municípios, com um bloco especial da Amazônia Ocidental pela primeira vez. A iniciativa busca mobilizar lideranças criativas, promover a colaboração e fomentar ecossistemas de inovação e empreendedorismo.
O Dia Mundial da Criatividade, instituído pela ONU em 2017, tem como objetivo destacar o papel da criatividade e inovação no desenvolvimento sustentável. A data se tornou uma plataforma para impulsionar carreiras, projetos e negócios que impactem positivamente as comunidades e o meio ambiente.
Para mais informações, entre em contato pelos perfis no Instagram @kaemize_oficial
@economiavalendo. Para se inscrever, basta acessar www.valendo.org.br. As inscrições para voluntários, inspiradores e anfitriões vão até o dia 23 agora!