Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

SAIU! Ufac publica edital de processo seletivo para medicina; confira datas e regras

SAIU! Ufac publica edital de processo seletivo para medicina; confira datas e regras

Foto: Juan Vicent Diaz

Acabou a espera! A Universidade Federal do Acre (Ufac) publicou na noite desta sexta-feira, 7, o edital de processo seletivo para o curso de Medicina. As inscrições para o seletivo começam na próxima segunda-feira, 10, e seguem até o dia 14 de fevereiro. O edital, que contém todas as informações sobre o processo seletivo, foi divulgado após o anúncio da reitora Guida Aquino em coletiva de imprensa na manhã desta sexta.

A seleção será exclusiva para candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024. Os pesos definidos no edital serão aplicados da seguinte forma: peso dois para redação; peso três para Ciências da Natureza; peso um para Matemática, Humanidades e peso dois para Linguagens.

O destaque é a manutenção do bônus regional, que será aplicado com acréscimo de 15% na média final para candidatos que atenderem aos critérios. O bônus será destinado a estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas ou privadas do Acre ou de regiões vizinhas. A pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, explicou que o bônus visa garantir a inclusão de alunos do Acre e reduzir as desigualdades educacionais na seleção.

O processo seletivo oferece 80 vagas para o curso de Medicina, sendo 40 para o primeiro semestre de 2025 e 40 para o segundo semestre. As vagas serão distribuídas entre os candidatos de escolas públicas e os grupos que têm direito a cotas, como negros, pardos, indígenas, pessoas com deficiência, e também contemplarão candidatos com e sem bônus.

A distribuição das vagas inclui 16 para negros, pardos e indígenas com renda familiar per capita de até um salário mínimo, e outras 16 para o mesmo grupo, sem critério de renda.

Calendário do processo seletivo

Caso as vagas não sejam preenchidas na primeira chamada, a Ufac realizará uma segunda convocação, contemplando os candidatos da lista de espera.

Bônus regional e inclusão

A reitora Guida Aquino explicou que a decisão de retirar o curso de Medicina do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi uma medida do Conselho Universitário (Consu) para preservar o bônus regional. Segundo ela, antes da aplicação do bônus, apenas quatro ou cinco alunos do Acre ingressavam no curso na instituição. Com a política do bônus, esse número subiu para quase 50%.

A pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, enfatizou que a Ufac está determinada em garantir que o curso de medicina seja acessível a estudantes de todas as origens e de todas as regiões do Acre. “Nós temos lutado para diminuir essa assimetria em relação às pessoas que são do nosso Estado. A nossa política, essa política do bônus, que a gente levou, no início da gestão de 2018 e que começou a valer em 2019, nós vamos continuar lutando para que ela permaneça todos os anos”.

Enquanto o processo seletivo de Medicina adota um sistema próprio, os demais cursos da Ufac permanecem integrados ao Sisu, com mais de 2.200 vagas ofertadas.

Acesse o edital na íntegra:

Confira demais documentos

 

 

Sair da versão mobile