Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ufac estuda sair do Sisu e conceder bônus regional para os 48 cursos

Ufac estuda sair do Sisu e conceder bônus regional para os 48 cursos

Foto: Juan Vicent Diaz

A Universidade Federal do Acre (Ufac) estuda conceder, futuramente, o bônus regional para todos os cursos. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira, 7, durante coletiva de imprensa.

De acordo com a pró-reitora de Graduação da Ufac, Ednaceli Damasceno, a ideia é incluir o bônus para os 48 cursos presenciais que a instituição disponibiliza atualmente. “O sistema, que é daqui, da Ufac, será utilizado, inicialmente, este ano, para Medicina. Porém, sabemos que deve ser um sistema mais poderoso, porque serão 48 cursos”, afirmou.

Ainda de acordo com Ednaceli, será necessário que a Ufac saia do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para que os planos se tornem concretos. “Se nos mantivermos no Sisu, não vamos conseguir manter o bônus. Precisamos ter o nosso sistema, como já ocorre, por exemplo, na Universidade Federal do Pará”, reiterou.

Ednaceli, ao final, reforçou ainda que o Supremo Tribunal Federal (STF) não julgou o bônus inconstitucional. “Houve apenas um caso pontual em relação ao bônus regional, e esse caso pontual foi o responsável pela retirada do bônus”.

Na manhã desta sexta-feira, 7, a Ufac explicou como se dará a seleção para o curso de Medicina. As inscrições para o processo seletivo iniciam nesta segunda-feira, 10, e seguem até a sexta, 14. O edital com todas as informações será publicado ainda nesta sexta-feira, 7, conforme anunciado pela reitora Guida Aquino em coletiva de imprensa.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, a seleção será exclusiva para candidatos que participaram do Enem em 2024. “O sistema utilizado puxará as notas diretamente das provas, aplicando os pesos definidos no edital. Peso dois para redação; peso três para ciência da natureza;  peso um para matemática, humanidades e peso dois para linguagens”, explicou.

Sair da versão mobile