A Universidade Federal do Acre (Ufac) lança nesta sexta-feira, 7, o edital do processo seletivo para o curso de Medicina, com 80 vagas, considerando o primeiro e segundo semestres letivos de 2025.
Uma coletiva de imprensa foi marcada para a manhã desta quinta para a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da universidade apresentar os detalhes sobre as etapas, prazos e critérios do processo seletivo.
A seleção será feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas fora do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A medida foi tomada após decisão do Conselho Universitário (Consu), que retirou o curso de Medicina do Sisu para manter o bônus regional de 15% para estudantes que concluíram o Ensino Médio no Acre.
O edital também deve contemplar o sistema de cotas estabelecido pela Lei 12.711/2012, que prevê a reserva de no mínimo 50% das vagas para estudantes de escolas públicas, alunos de baixa renda, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
A decisão de realizar um processo seletivo próprio busca garantir maior acesso a estudantes locais. Os demais cursos da Ufac continuaram no Sisu, com a oferta de mais de 2,2 mil vagas.