Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Vacinação contra a gripe no Acre é novamente prorrogada até 31 de julho

Vacinação contra a gripe no Acre é novamente prorrogada até 31 de julho

Foto: arquivo Sesacre

A vacinação contra a influenza no Acre e nos demais estados da região Norte foi novamente ampliado até julho deste ano pelo Ministério da Saúde. A previsão era de que a campanha seria concluída na última sexta-feira, 31, mas um ofício enviado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério à coordenação do Programa Estadual de Imunização, o PNI-AC, recomendou a ampliação até 31 de julho deste ano. Esta é a segunda prorrogação.

Desde 2023, a estratégia de imunização contra a gripe nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins passou a ocorrer no segundo semestre do ano, devido às particularidades climáticas da região, que inicia nessa época o “Inverno Amazônico”, período de maior circulação viral e de transmissão da gripe. A vacina influenza protege os brasileiros e contribui para a redução de internações no Sistema Único de Saúde (SUS).

imunização está disponível para toda a população a partir de 6 meses de idade que ainda não tenha se imunizado. A medida considera a situação epidemiológica do estado e a necessidade de ampliar a cobertura vacinal.

Ainda na última sexta-feira, 31, o Acre dispunha de 104 mil doses contra a influenza, segundo informações repassada À GAZETA pelo Programa Nacional de Imunização do estado, (PNI-AC), da Secretaria de Estado de Saúde. O prazo para vacinação era até sexta, segundo cronograma da campanha.

Iniciada em setembro de 2024, a vacinação contra a influenza já aplicou mais de 3,2 milhões de doses nos estados da região Norte, com uma cobertura vacinal de 42,5%. A campanha, que inicialmente focou em grupos prioritários, como gestantes, puérperas, idosos, crianças e trabalhadores da saúde, agora está disponível para toda a população a partir de 6 meses de idade.

 

Sair da versão mobile