“Choveu no roçado, e aí vossa excelência quis mostrar serviço”. Foi assim que o vereador Éber Machado (MDB) se referiu ao também vereador Felipe Tchê (PP), na sessão desta terça-feira, 25, da Câmara de Vereadores de Rio Branco, acerca da criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o Aedes do Bem, projeto que visa reduzir a população de Aedes aegypti e evitar a proliferação de arboviroses, em específico, a dengue.
A tensão começou quando Eber Machado questionou a autoridade de Tchê ao pedir que ele e outros vereadores retirassem suas assinaturas da proposta da CPI, acusando o colega de agir por interesses políticos e de estar “algemado ao poder público”.
“Não sei se foi o afã do momento, em que ele estava ladeado do secretário Rennan Biths, não sei se quis mostrar trabalho, mas ele [Felipe Tchê] disse que eu deveria retirar minha assinatura da CPI. Eu quero fazer uma pergunta a vossa excelência: qual é autoridade que a vossa excelência tem a mais do que os vereadores presentes?”, afirmou Éber.
Machado, que defende a CPI como um instrumento de investigação da minoria, criticou Tchê por ter votado contra a proposta e afirmou que o colega agiu de forma “infeliz”. “Você é um menino brilhante, tem um futuro na política, mas foi muito infeliz ao pedir que retirássemos nossas assinaturas”, questionou Eber, destacando que todos os vereadores têm direitos iguais no parlamento.
Éber diz ainda que Felipe Tchê poderia ser um general. “Mas não vai passar de um soldado, obedecendo ordens. Vossa excelência, para ganhar meu respeito novamente, tem que ter humildade”, disse Éber.
Em resposta, Felipe Tchê rebateu as críticas, afirmando que sua posição foi baseada em argumentos jurídicos e que Eber Machado levou a discussão para o lado pessoal. “Minha explicação foi pura e simplesmente jurídica, dentro da cordialidade. Ele se ofendeu e me ofendeu hoje na tribuna com palavras que merecem uma resposta à altura”, disse Tchê, que acusou Eber de ter dificuldade em “aceitar divergências” e de se considerar “o dono da verdade”. “Mas não é!”, finalizou Tchê.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram